Windhoek, “Nem parece que estamos na África?”
- 1507 Views
- joaquimnery
- 18 de maio de 2012
- 5
- África Destaques Namíbia
Saímos de Victória Falls num voo da SAA em direção a Windhoek, a capital da Namíbia, com escala em Johanesburgo. Duas horas de Victória Falls para Johanesburgo, mais duas de conexão e mais duas de Johanesburgo para Windhoek.

O nosso voo de Johanesburgo para Windhoek tinha sido cancelado e embarcamos num outro, uma hora e meia mais tarde, o que fez com que chegássemos ao hotel em Windhoek às 22h. Não houve tempo para mais nada. Ficamos hospedados no charmoso Vertigo Boutique Hotel, mas não tivemos como aproveitar. O hotel fica no alto de uma colina, num bairro residencial de Windhoek, numa mansão moderna que foi transformada em hotel boutique.

A Namíbia é um país de aproximadamente 2,3 milhões de habitantes, com uma área territorial grande para os padrões africanos o que lhe dá uma densidade demográfica muito pequena. Foi colonizado por ingleses e posteriormente pelos alemães que deixaram grandes influências. Após a Primeira Guerra Mundial passou à condição de colônia da África do Sul.

Na década de 60, a SWAPO, um grupo de tendência marxista iniciou uma guerrilha pela independência da Namíbia, que somente foi conquistada em 1988. Hoje a Namíbia é um país democrático e um exemplo de desenvolvimento e qualidade de vida na África.

Windhoek é a capital, possui aproximadamente 250 mil habitantes. Uma cidade organizada, extremamente limpa e sem nenhum sinal de pobreza dentro ou nos arredores da cidade. Foi aqui que o presidente Lula cometeu uma das suas mais impressionantes “gafes” diplomáticas. Em visita a Windhoek, numa excursão à África, no discurso oficial, como sempre de improviso, Lula disse que a cidade era tão limpa que “… nem parecia que estávamos na África”. Foi um constrangimento generalizado.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (5)
Fernando Jacinto Jose
29 jun 2018gosto daquela cidade, é muito limpa e organizada. gostaria que governantes do meu país Angola conseguissem imitar.
Ivandro Geronimo
18 jun 2013Gostei do artigo.. Muito simples e acolhedor.. Whk é mesmo isso tudo ai. vivo cá algum tempo,,, e gosto muito.
Carlos fernando
10 fev 2013gosto muito dessa cidade extarei ali em brevi….
joaquimnery
08 ago 2012Você vai adorar!
karennsouza
08 ago 2012Muito bom saber que Windoek é assim, fiquei encantada! Janeiro de 2013 estarei mudando p/ la.Ficarei 2 anos la por causa do trabalho do meu pai. Estou ansiosa!!