O Etocha National Park, na Namíbia
- 1512 Views
- joaquimnery
- 3 de junho de 2012
- África Destaques Namíbia
Março de 2012
Saímos pela manhã para mais um safari. Fomos até o Parque Nacional Etocha, o maior da Namíbia em preservação da vida animal. O parque é muito grande, possui uma área de aproximadamente 22 mil quilômetros quadrados, todo cercado por cerca eletrificada e possui a maior concentração de vida animal da Namíbia.

O parque intercala grandes áreas de savanas abertas, com arbustos mais adensados. Vimos muitas avestruzes, pássaros, outras aves como o Kori Bustard, a segunda maior ave da África.

O show no parque ficou para os orix, o animal símbolo da Namíbia. O orix é um antílope de grande porte, com manchas brancas e pretas, sobretudo na cabeça e que possui um chifre imenso. Os chifres maiores podem chegar a 1,3m de comprimento.

O chifre do orix é como uma espada que ele usa com extrema maestria, por isso se torna um animal perigoso. Pode matar um homem. Um leão sozinho não caça um orix, pois pode ser morto por ele. Só o faz em grupo e, mesmo assim, usando uma estratégia especial. Uma leoa ataca pela anca, enquanto que uma outra avança no pescoço e uma terceira imobiliza o animal.

Encontramos um conjunto de zebras na estrada e tivemos oportunidade de boas fotos. As listras das zebras são como impressões digitais. Nenhuma é igual à outra.

No Parque Nacional Etocha, os carros precisam obedecer a determinadas regras, dentre elas o fato de não poderem sair da estrada. Aqui as Land Rover não podem dar show, não seguem “off road”, por isso ficamos na dependência dos animais que apareçam na beira da estrada.

Apareceu um belo leão na beira da estrada. Estava descansando. O mais bonito que vimos, possuía uma juba dourada. Segundo Me Gusto, o nosso guia, isso acontece após as fortes chuvas, quando a água lava o animal.

Já quase na saída do parque tivemos outra boa oportunidade de cenas com um grupo de girafas na beira da estrada.

Quando já estávamos chegando no acampamento, Me Gusta parou para nos mostrar um belo camaleão na beira da estrada. Paramos para fotografar.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.