Snorkeling em Guadalupe
27 de fevereiro de 2015
Guadalupe é um território ultramarino francês no Caribe. É um arquipélago das Pequenas Antilhas formado por dezenas de ilhas, onde duas se destacam como as maiores. A Grande-Terre, mais a leste, é plana e formada por grandes campos de cana-de-açúcar. A Basse-Terre, mais a oeste, é montanhosa, menos povoada, formada por uma densa floresta tropical cortada por rios e cachoeiras.

Essas duas ilhas maiores têm o formato de uma borboleta ou de uma ostra aberta e estão separadas por um estreito canal de água salgada, o Riviére-Salée (Rio Salgado).

O MSC Música ancorou em Pointe-à-Pitre, a maior cidade e capital de Guadalupe, localizada na Grande-Terre, na porção sul do Rivière-Salée.

Pegamos um barco menor no cais do porto (Quai de La Darse) e seguimos através do canal que separa as duas ilhas. O nosso objetivo era um mergulho de snorkel numa área rica em vida marinha. No barco havia instrutores que nos explicavam os procedimentos básicos da atividade e de segurança.

Quando chegamos ao mar aberto seguimos algumas milhas até a grande barreira de corais que cerca uma parte de Guadalupe. Ficamos mergulhando aí ao redor da barreira de corais por aproximadamente 2 horas. O mergulho é excelente, vimos barracudas gigantes, arraias, lulas, belos corais e muitos outros peixes.

Após o mergulho seguimos para uma ilhota paradisíaca próxima daí, onde paramos para um banho de mar.

Voltamos para o navio no início da tarde e depois de um descanso, saí no final da tarde para uma caminhada de reconhecimento por Pointe-à-Pitre. A cidade possui muitos locais históricos. Perto do porto aparece a bela Place de la Victoire, cercada de edifícios coloniais, que no passado abrigou a guilhotina usada para decapitar os aristocratas que se opunham ao governo revolucionário na França.

Aí perto, entre a praça e o porto aparece o museu Victor Schoelcher em homenagem a esse cidadão francês de Guadalupe que liderou o movimento pela abolição da escravatura em todas as Antilhas Francesas.

Um mercado de especiarias, produtos frescos, roupas coloridas, licores e runs completa as atrações da área próxima ao porto.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
walmir mamedio do carmo
23 mar 2015Bom passeio voces merecem. curtao bem e tragam muitas especiarias .