Santa Lúcia, a ilha dos Montes Piton
- 4574 Views
- joaquimnery
- 20 de março de 2015
- 2
- América Antilhas Santa Lúcia
26 de fevereiro de 2015
Chegamos ao porto de Castries, a capital da Ilha de Santa Lúcia pela manhã. A ilha fica a sul da Martinica, na parte leste do Caribe. Pela sua localização estratégica foi intensamente disputada pelas potências europeias. Mudou de mão entre ingleses e franceses por 14 vezes.

A ilha é montanhosa, possui praias paradisíacas e intocadas, pois as montanhas caem no mar, e formam pequenas enseadas protegidas. A água azul turquesa, bons ventos e um mar rico em peixes, atrai muitos esportes aquáticos.

Em terra, o terreno montanhoso, a paisagem vulcânica e as densas florestas possibilitam belas paisagens tropicais.

O porto de Castries é muito bem estruturado, possui uma bom shopping logo na entrada, onde as várias lojas vendem artesanatos e produtos duty free.

Pegamos um passeio opcional do navio para o outro lado da ilha. Logo na saída seguimos para a parte alta da cidade e paramos num belo mirante onde existe uma excelente vista de Castries.

Atravessamos a ilha com algumas paradas no caminho para compra de artesanatos e vistas panorâmicas. Numa delas tivemos contato com produtos típicos da ilha feitos a partir da banana, a grande riqueza local. Ketchup e molho barbecue feitos a partir da banana é uma das iguarias exóticas do lugar.

No outro lado da ilha chegamos a Soufriére, antes de chegar paramos num mirante no alto da montanha, onde existe uma bela vista da cidade encravada num vale estreito. De lá também podemos avistar o vulcão Soufriére, que pode ser visitado de carro.

Descemos das montanhas até a antiga capital e primeira cidade que foi colonizada em Santa Lúcia. Hoje é uma cidade pesqueira. Foi aí em Soufriére que viveu na infância e adolescência a jovem Marie-Joseph-Rose, natural da ilha de Santa Lúcia, que passou a se chamar Josefina e que se tornou esposa de Napoleão Bonaparte e Imperatriz da França.

Em Soufriére pegamos um catamarã e voltamos para Castries. É do mar que aparecem as melhores vistas dos Montes Piton. São duas montanhas pontiagudas que mais parecem sentinelas avançadas da ilha.

Os Montes Piton dominam a paisagem e são os pontos mais famosos da Ilha de Santa Lúcia. O Petit Piton tem 743 metros de altura e o Gros Piton possui 771 metros. Existem caminhadas guiada para o alto do Gros Piton.

Navegando para Castries paramos em uma das enseadas paradisíacas da ilha para um bom banho de mar. O ruim é que vários catamarãs fazem o mesmo e o que deveria ser um banho paradisíaco vira uma “farofada”.

Continuamos navegando e entramos na espetacular Baía de Marigot, uma enseada fechada, escondida atrás das montanhas, a 11 quilômetros de Castries, onde existe uma boa estrutura de excelentes resorts e outras opções de lazer.

A Baía de Marigot é considerado um dos pontos de ancoragem mais bonitos do Caribe. Já foi cenário para alguns filmes de Hollywood, como “Dr Doolittle” e “Poder de Fogo”.

Seguimos adiante, de volta ao porto de Castries, onde Batemos pernas pelas lojinhas do porto e embarcamos no MSC Música para seguir viagem. No dia seguinte chegaremos a Guadalupe.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
António dos Santos
10 set 2016Sou da ilha de São Vicente, Cabo Verde. Sou marinheiro e tive o privilégio de conhecer S. Lúcia. Gosto muito de Soufrière; é uma ilha mágica. Gostaria muito, se lhe fosse possível, que me facultasse algumas fotos do povo de Soufrière e de Piton. Muito obrigado.
Núbia campos de Oliveira
18 abr 2016Nossa esse lugar e muito lindo.
Eu gostaria de conhecer
Eu adorei são ilhas maravilhosa