Um show de atendimento do Consulado Brasileiro em Buenos Aires
- 1196 Views
- joaquimnery
- 2 de março de 2013
- 1
- América Argentina Destaques
Chegamos a Buenos Aires no início da tarde de uma sexta feira de novembro (2012). Ficamos hospedados próximo à Rua Florida. Decidimos sair para “bater pernas” e fazer um lanche na Galeria Pacífico. A Florida é a mais tradicional rua de comércio de Buenos Aires. A rua é bastante movimentada, turistas, portenhos e muitos artistas de rua se misturam freneticamente. Existem muitas lojas de couro, calçados etc.

No cruzamento da Florida com a Avenida Córdoba está a Galeria Pacífico, um Shopping charmoso e pequeno. É uma linda construção de três andares, do final do século XIX, que foi adaptado para Shopping Center. Possui cerca de 100 lojas, painéis maravilhosos e se torna uma visita imperdível em Buenos Aires.

Nos impressionou bastante o estado de abandono da Florida, da galeria Pacífico e do centro de Buenos Aires. O glamour do passado está distante. Na saída do Shopping, no caminho do hotel, fomos roubados. Em algum momento, o ladrão abriu a bolsa de Mônica e furtou uma carteira onde estavam os nossos passaportes. Chegamos ao hotel às 18h e decidimos arriscar uma ligação para o consulado brasileiro, cujo expediente já havia encerrado.
Ligamos para um telefone de plantão e fomos surpreendidos por um atendimento espetacular de uma funcionaria brasileira do consulado, que nos orientou a dar queixa na delegacia e pediu para que, quando a queixa fosse formalizada, ligássemos de volta para que ela nos orientasse sobre como proceder.
Quando dependemos de serviço público no Brasil, o normal é termos receio de um péssimo e mal humorado atendimento. Concluímos o processo às 20h. Ligamos de volta para o telefone de plantão. A funcionária nos atendeu e orientou que fossemos de táxi para o consulado. Chegamos lá às 20:30h de uma sexta-feira, cujo expediente encerrou às 18h. Ela nos atendeu com a maior simpatia e 15 minutos depois já estávamos com passaportes provisórios que permitiriam a nossa volta para o Brasil na segunda-feira. Ficamos impressionados pela rapidez e simpatia no atendimento do consulado brasileiro em Buenos Aires.

Saímos para jantar no charmoso restaurante italiano Bice em Porto Madero.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Luigi da Parigi
14 out 2014Gente desmiolada. Parece que mora na Suiça desde criança. Onde ja se viu sair com os passaportes e os ovos no mesmo paneiro numa cidade coml BA (cesto)?