Lake Louise
- 1586 Views
- joaquimnery
- 11 de setembro de 2017
- América Canadá Destaques
16 de agosto de 2017
Lake Louise é a “joia da coroa” da Icefield Parkway. Fica 55 km a norte de Banff, na área do Banff National Park. O local mais disputado e o que mais encanta os visitantes. Saímos cedo do hotel, já com as malas no carro e fomos direto para o Centro de Informações da cidade, que fica em um complexo de compras e serviços, ao redor de um grande estacionamento.

Como a área próxima ao lago, que é a grande atração da localidade, não suporta o volume de carros que ali se destinam, foram criados esses estacionamentos remotos e uma infraestrutura de apoio, com shuttle bus, transportes gratuitos que levam as pessoas até o lago e as trazem de volta. O carro pode ficar estacionado gratuitamente por duas horas. Tempo suficiente para a visita ao lago. Quem precisa de mais tempo, deve colocar o carro em locais permitidos, nas ruas da cidade. Existe outro grande estacionamento, com as mesmas características, na estrada que liga Lake Louise a Banff.

O vilarejo de Lake Louise é pequeno, mas possui toda a infraestrutura necessária para os visitantes. O transporte até o lago é feito em um daqueles ônibus escolares americanos. A emoção já começa aí.

Na entrada do Lago Louise fica um dos icônicos hotéis Fairmont. O Fairmont Chateau Lake Louise foi originalmente construído no final do século XIX (1894), pela Canadian Pacific Railway, que na mesma oportunidade, construiu também, outros hotéis, com a mesma filosofia: servir de apoio para o turismo que viria com a implantação da ferrovia.

Todos tinham uma arquitetura que lembrava antigos castelos medievais. São destaques os hotéis de Quebec, Otawa, Banff e Vancouver. Preenchiam o país de leste a oeste. Hoje, o Chateau Lake Louise possui capacidade para hospedar até 1000 pessoas. Vive lotado.

O Lago Louise é uma das fotos mais registradas na Icefield Parkway e no Banff National Park. Uma paisagem rara e inesquecível. O lago repousa com as suas águas verde esmeralda, por entre as grandes montanhas das Rochosas, com os picos cobertos de neve. No alto das montanhas ao fundo do lago repousa o Glaciar Vitoria. Na realidade o lago é “filho” do glaciar, que no passado cobria toda a área onde hoje fica o Lake Louise.

A incrível coloração de um verde profundo do Lago Louise, se deve aos sedimentos minerais que vêm das montanhas e ficam em suspensão. O lago possui 2,4 quilômetros de extensão, 500 metros de largura e a sua profundidade pode chegar a 90 metros. O nome é uma homenagem à Princesa Louise Caroline Alberta, uma das filhas da Rainha Victoria.

Na borda do lago existe uma passarela que permite uma boa caminhada com belas vistas do Lake Louise. É possível alugar uma canoa ou bote e remar pelas águas do lago.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.