CESAREIA MARÍTIMA, A CAPITAL ROMANA DA JUDEIA
09 de abril de 2019
Saímos de Jafa e começamos a viagem em direção ao norte de Israel. O país é muito pequeno, fica na costa oriental do Mar Mediterrâneo, faz fronteira com o Líbano a norte, Síria a nordeste, Jordânia e Cisjordânia a leste, Egito e Faixa de Gaza a sudoeste e com o Mar Vermelho, no Golfo de Aqaba, a sul. São 470 quilômetros de extensão máxima no sentido norte-sul e 135 quilômetros no sentido leste- oeste.

Apesar de muito pequeno, Israel possui muitas diversidades geográficas. Montanhas nevadas, planícies, planaltos, vales férteis, desertos e a mais profunda depressão do planeta aparecem em Israel.

Com uma área de 27.800 quilômetros quadrados, o país possui pouco mais de 8 milhões de habitantes, sendo 6 milhões de judeus, 1,6 milhões de árabes muçulmanos e o restante de cristãos árabes, beduínos e outros grupos minoritários.

Seguimos por uma rodovia que acompanha a trajetória de uma antiga estrada icônica para a história dessa região, a Via Marítima, que conectava o Egito, com a Terra Santa, contornava para o interior do Oriente Médio e chegava até Bagdá. A Via Marítima se conectava com a antiga Rota da Seda, daí a sua importância histórica e econômica.

No caminho fizemos uma primeira parada no sítio histórico e ruínas da antiga cidade romana de Cesareia Marítima, construída por Herodes o Grande, Rei dos Judeus, em homenagem a César, o Imperador Romano, entre os anos 25 e 13 a.C. Fica a meio caminho entre Tel Aviv e a cidade portuária de Haifa.

A localização de Cesareia Marítima era privilegiada, o Palácio de Herodes ficava sobre um promontório em frente ao mar e ao lado do porto. No passado, rivalizava com Jerusalém, como as cidades mais importantes da Judeia, O local é hoje um dos pontos turísticos mais visitados de Israel.

Durante a ocupação do Império Romano na Terra Santa, os romanos viviam mais no litoral e Cesareia era a principal cidade, de onde controlavam o comércio e a coleta de impostos. Os judeus viviam no interior, na Galileia, dedicado às atividades agrícolas.

Aí em Cesareia Marítima havia um grande porto usado pelos romanos e isso dava à cidade uma grande importância estratégica. Pôncio Pilatos, governador dos romanos nomeado para essa região, também viveu ali.

Cesareia Marítima tinha todos os equipamentos comuns às cidades do Império Romano. Ainda estão lá, parcialmente preservados, o hipódromo, onde aconteciam as corridas de bigas, o teatro romano e as instalações onde ocorriam os banhos e saunas. A atual cidade de Cesareia Marítima é moderna e de alto poder aquisitivo.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
Anônimo
06 jul 2021Deus de fato existe e deixou inúmeras provas de que seu filho no mundo passou, veja as ruínas de Sesareia por onde Paulo e outros discípulos de Jesus passaram.
Anônimo
06 maio 2019Magnífico testemunho! Muito obrigada.
Cumprimentos.