A Travessia pelos Lagos Andinos
- 1397 Views
- joaquimnery
- 28 de novembro de 2016
- 2
- Chile
Junho de 2004
Rumo à Travessia dos Lagos Andinos
Pegamos um voo de Santiago para Puerto Montt, na Região dos Lagos Andinos, no centro sul do Chile. São aproximadamente uma hora e meia de voo. Puerto Montt é uma cidade portuária, foi fundada em 1853. É o ponto de partida para os Cruzeiros que vão para o sul do Chile através dos fiordes. Daí também saem as excursões para os Lagos Andinos, chegando até Bariloche, na Argentina.

Puerto Montt
Circulamos um pouco pela cidade, passamos pela Praça Buenaventura Martinez, a praça principal de Puerto Montt e marco zero da cidade, onde fica a Iglesia Catedral, simples, com colunas dóricas, inspirada no Partenon da Grécia.

O Mercado de Peixes de Angelmó
Seguimos para o Mercado de Peixes de Angelmó, um dos destaques da cidade. Um local agitado, cheio de cores, aromas e sabores. Aí estão expostos os produtos que chegam do mar. Corredores estreitos levam clientes e visitantes por entre as barracas de peixes, algas e especiarias. No próprio mercado existem restaurantes que servem os produtos frescos encontrados aí.

Puerto Varas
Depois de passar no Mercado, seguimos de Puerto Montt para Puerto Varas, a 22 quilômetros dali. Puerto Varas fica na margem sul do Lago Llanquihue. É a maior cidade desse lago paradisíaco de uma cor azul impressionante. A cidade foi fundada por imigrantes alemães em 1854. A arquitetura colonial alemã ainda está presente em algumas casas da cidade. Em Puerto Varas existem boas opções de restaurantes e de hospedagens.

O Lago Llanquihue
O Lago Llanquihue fica emoldurado pelo belíssimo vulcão Osorno e pelo vulcão Calbuco. É de origem glacial, profundo e extenso. O terceiro maior lago da América do Sul e chega a 350 metros de profundidade.

O Cruzeiro pelos Lagos Andinos
Dormimos uma noite em Puerto Varas e seguimos para o Cruzeiro pelos Lagos Andinos, que leva até Bariloche, na Argentina. A Região dos Lagos Andinos possui uma série de lagos azuis, cercados por florestas, vulcões e montanhas. Rios e corredeiras para todos os lados. A paisagem é encantadora, uma das mais bonitas do país e símbolo nacional. Imperdível.

A localidade de Petrohué
Fomos pegar o nosso primeiro barco no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, na localidade de Petrohué, nas margens do Lago Todos Los Santos, a 65 quilômetros de Puerto Varas. O Parque Nacional é belíssimo, um dos mais espetaculares do Chile. Florestas, rios, corredeiras e lagos cristalinos compõem a paisagem do parque Nacional. O maior destaque fica para o “cone” perfeito do Vulcão Osorno, ainda ativo. Além do Osorno, o Parque Nacional conta com dois outros vulcões: o Tronador e o Puntiagudo. Existem trilhas e excursões que levam até a base do Osorno.

Saltos de Petrohué
No caminho paramos no conjunto de corredeiras conhecido como Saltos de Petrohué. O Rio Petrohué, que surge do transbordamento do Lago Todos Los Santos, desce bravio nesse trecho e forma uma paisagem encantadora.

Vulcões, florestas e cachoeiras
A nossa travessia no Cruzeiro pelos Lagos Andinos começou aí em Petrohué. É um passeio espetacular. Inesquecível. O Cruzeiro passa por quatro lagos, no meio da Cordilheira dos Andes, entre o Chile e a Argentina. Atravessa dois Parques Nacionais, um no Chile e outro na Argentina. A viagem pode ser feita em um ou dois dias, encontra quatro vulcões, florestas, muitas cachoeiras e contato com vida selvagem.

Peulla
Depois de algumas horas de navegação pelo Lago Todos Los Santos, paramos no pequeno povoado de Peulla, onde existe um único hotel, que atende, sobretudo aos participantes do Cruzeiro pelos Lagos Andinos. A parada é uma “forçação de barra”. O lugar é bonitinho, mas não tem nada para fazer e ficamos com uma sensação de tempo perdido.

Bingo em Peulla
O hotel proporciona trilhas e outras programações, mas não temos como sair muito além dos seus arredores. Sem muita opção do que fazer à noite, participamos de um bingo no restaurante e demos sorte, ganhamos algumas garrafas de vinho. A solução foi convidar alguns companheiros de viagem para degustarmos juntos os prêmios que ganhamos.

Leia mais:
- América do Sul
- Argentina
- Bariloche
- Chile
- Cordilheira dos Andes
- Iglesia Catedral
- Lago Llanquihue
- Lago Todos Los Santos
- Lagos Andinos
- Mercado de Peixes de Angelmó
- Parque Nacional Vicente Pérez Rosales
- Petrohué
- Peulla
- Praça Buenaventura Martinez
- Puerto Montt
- Puerto Varas
- Região dos Lagos Andinos
- Saltos de Petrohué
- Vulcão Calbuco
- Vulcão Osorno
- Vulcão Puntiagudo
- Vulcão Tronador
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
03 dez 2016OLÁ JOSË GUIMARÃES,
Quem pode ajudar a organizar a sua viagem é a agência Via Alegria. Faça contato com eles. São muito bons. contato@viaalegria.com.br (71)3797-6130
Um abraço,
Joaquim
jose guimaraes neto
03 dez 2016Olá, parabéns pela coluna.
Moro em Brasília DF, gostaria de fazer os fiordes do chile.
Vc pode dar-me dicas de como faze-lo?
endoguima@uol.com.br
jose guimarães