A ação geotermal do Parque Yellowstone
- 1544 Views
- joaquimnery
- 3 de junho de 2014
- América Destaques Estados Unidos da América
08 de maio de 2014
Quando o dia nasceu percebemos que a sorte estava do nosso lado, pois o tempo tinha mudado completamente. O céu azul prometia uma luz maravilhosa e belas oportunidades para fotos que não tivemos no dia anterior.

Aproveitamos e fomos mais uma vez assistir ao espetáculo do Old Faithful, o mais famoso gêiser do Yellowstone. Dessa vez esperamos com calma, pois o dia estava firme, ao contrário do dia anterior, quando a nevasca dificultou o espetáculo, pois estava muito frio e a chuva não permitia que ficássemos esperando com tranquilidade o momento da erupção.

O Old Faithful estava entrando em erupção há aproximadamente cada duas horas (1h50min), com uma margem de erro de 10 minutos para mais ou para menos. Fomos ver a primeira erupção da manhã aberta ao público. Tinha pouca gente pois os ônibus das excursões ainda não haviam chegado. Pudemos escolher com tranquilidade a melhor posição para fazer as fotos e assistir a esse espetáculo da natureza.

Ele não falha nunca. Na hora certa um enorme jato de água fervendo é lançado para cima a 50 metros de altura, numa força divina da natureza. Os gêiseres são fenômenos geotermais que estão associados a um superaquecimento de águas subterrâneas, cujos lençóis ficam sobre caldeiras vulcânicas.

A água ferve e o vapor pressiona para cima. No caso dos gêiseres existem amplos reservatórios de água no subsolo e uma pequena saída para o vapor. Quando o acumulo de vapor é muito grande, no interior do reservatório, a pressão impulsiona a água, que é liberada na superfície como uma erupção.

A do Old Faithfull, que significa o “Velho Fiel”, numa alusão à sua incrível pontualidade e frequência, o que mais impressiona é o volume de água e a potência com que ela é arremessada para o alto.

Depois desse espetáculo da natureza, seguimos adiante, pois teríamos o dia inteiro para percorrer grandes áreas dentro do Parque Nacional Yellowstone. O dia estava maravilhoso e pudemos ter uma visão melhor e panorâmica da caldeira vulcânica que cerca a área geotermal do parque.

O dia mais quente e iluminado fez com que os animais aparecessem mais. Os bisões estavam por toda parte.

Paramos mais uma vez no Midway Geiser Basin para voltar a ver a Grand Prismatic Spring, a piscina geotermal que mais nos impressionou no dia anterior, pois como o dia estava mais luminoso, teríamos melhores oportunidades para as fotos.

As Piscinas Geotermais são alimentadas por grandes caldeiras vulcânicas que superaquecem as suas águas.

Assista a uma live sobre a geografia e o turismo nos Estados Unidos.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.