Alguns arranha-céus de Nova York
- 1105 Views
- joaquimnery
- 22 de maio de 2016
- América Estados Unidos da América
30 de março de 2016
A primeira programação do dia foi assistir a uma peça na Broadway. Só conseguimos horário para a matinê. A peça que escolhemos foi o conto infantil Aladdin, no teatro Amsterdam. Possui uma boa trilha sonora, mas a montagem não chega a encantar.

Após o teatro voltamos à programação turística. Decidimos subir no Empire State Building, o mais famoso arranha-céu de Nova York. O Empire State foi inaugurado em 1931 possui 86 andares e durante muitos anos foi o maior edifício do Mundo. Possui uma antena transmissora de rádio de 62 metros, que aumenta ainda mais a sua altura.

Do observatório do Empire State, podemos ver alguns dos principais edifício de Nova York. Destaca-se o Flatiron Building (Ferro de Passar), um dos primeiros arranha-céus de Nova York. Construído no início do século XX. Em 1902, quando foi concluído, era o mais alto edifício da cidade. Recebeu esse nome pelo formato curioso que adquiriu, lembrando um ferro de passar, por estar numa esquina da Broadway.

A forma do “Ferro de Passar”, criou correntes de vento nas duas ruas divididas pelo edifício. O vento levantava as saias da mulheres que passeavam pelas ruas e atraia multidão na esperança de flagrar pernas mais bonitas e sensuais. Aí foi feita a famosa foto de Marilyn Monroe com o vento levantando graciosamente a sua saia.

Outro edifício famoso é o Chrysler Building, com os seus 77 andares, considerado por muitos, como o mais bonito de Nova York. O edifício da Chrysler, com estilo art déco e sua estrutura em aço inoxidável, é um símbolo da pujança da indústria automobilística americana. Nunca foi usada como sede da Chrysler.

À noite fomos até o excelente restaurante tailandês Tao localizado na 58th Street. O Tao é um restaurante alegre, com uma clientela jovem e corporativa. Possui uma decoração pujante com temas orientais. Um grande Buda contempla o salão. Possui uma culinária “Asian Fusion”, com características da cozinha chinesa, japonesa, tailandesa e malaia.

31 de março de 2016
Começamos a despedida de Nova York com a última caminhada pelas ruas de Manhattan. Como o nosso voo era à noite. Conseguimos um “late check out” com o hotel e fomos até a Times Square, na loja da Disney para comprar presentes para os netos.

A crise também passou por aqui, pois descobrimos que algumas das principais lojas de brinquedos da cidade tinham fechado as portas: a loja da FAO Schwarz, famosa pelas cenas do filme “Quero Ser Grande” e a loja Toy’R’Us da Times Square. Restou a da Disney.

No final da tarde seguimos para o aeroporto JFK localizado no Queens. Embarcamos para o Brasil. Amanhã chegaremos por lá.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.