Rockfeller Center, o coração de Nova York
- 1147 Views
- joaquimnery
- 21 de maio de 2016
- 1
- América Estados Unidos da América
29 de março de 2016
Esse foi um dia inteiro dedicado a caminhar por Nova York e fazer novas observações sobre a cidade. Uma das coisas que nos chamou a atenção foi uma possível mudança de hábito dos americanos. A quantidade de restaurantes de comidas saudáveis do tipo Pret a Manger, Au Bon Pain é maior que lanchonetes de hamburguers do tipo MacDonald’s. A cadeia do Starbucks porém, está em toda esquina.

Na caminhada passamos pelo complexo do Rockfeller Center, formado por 19 edifícios que foram erguidos a partir da grande depressão americana provocada pela queda da bolsa de Nova York em 1929. Hoje os prédios são tombados como um dos marcos da cidade. A obra ajudou a amenizar os efeitos da crise na época, gerando 225 mil empregos entre 1931 e 1940.

No centro do complexo, que é denominado de “O Coração de Nova York”, fica a famosa praça de patinação, que funciona o ano inteiro, mas no inverno concentra multidões.

O complexo possui uma arquitetura art déco concebida pelo arquiteto Raymond Hood. No alto da torre principal, existe um centro de visitação, de onde se tem uma das mais belas vistas de Nova York, o Top of The Rock, um observatório entre os andares 67 e 70, com uma bela vista de 360º da cidade. É de lá que se tem as melhores vistas do Empire State e do Central Park.

Outro destaque da caminhada de observações é a quantidade de edifícios e empreendimentos com o nome de Donald Trump. O famoso empresário americano estava no meio da campanha para a presidência dos Estados Unidos de 2016. Liderava a corrida para ser lançado como candidato pelo Partido Republicano ao governo dos Estados Unidos. A Trump Tower, na 5a Avenida, é o prédio mais famoso que leva o seu nome.

A lojas de Manhattan e suas vitrines encantam os visitantes que passeiam pelas suas avenidas: The American Girl, Abercrombie & Fitch, Apple, Sarquis e Macy’s são alguns dos destaques.

À noite fomos jantar no bom restaurante The River Café, ao lado do west river. O restaurante é sofisticado, exige blazer ou paletó, fica ancorado numa barcaça ao lado da Brooklin Bridge. É daí que se tem a melhor vista de Manhattan. A vista vale o jantar.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Anônimo
22 maio 2016Maravilhosas partilhas! Obrigada pela gentileza.