Um voo de helicóptero sobre Nova York
- 1219 Views
- joaquimnery
- 7 de maio de 2016
- 1
- América Estados Unidos da América
26 de março de 2016
Na região do Financial District, em Lower Manhattan, fica o heliporto do píer 6, de onde partem os helicópteros para passeios turísticos sobre Nova York. decidimos fazer um sobrevoo por Manhattan. Uma experiência magnífica. O dia estava favorável. Céu azul e nenhuma nuvem para atrapalhar.

Existem duas alternativas de passeio. Um mais barato, com duração de 15 minutos e outro, mais extenso e mais caro, com uma duração de 25 minutos. Ambos seguem pela mesma trajetória, através de um corredor de voo sobre o Rio Hudson. O mais curto vai até o Central Park e retorna. O mais longo vai até o final da Ilha de Manhattan.

Logo no início o voo nos brinda com duas das suas maiores atrações. A primeira é ficar cara a cara com a Estátua da Liberdade. O helicóptero passa muito perto e dá para ver detalhes da coroa. Dei sorte, fui na frente, ao lado do piloto, onde as possibilidades para fotos são melhores. O piloto era americano, mas falava português pois era casado com uma brasileira. Ficou feliz em me ter como passageiro e deu dicas importantes.

A outra atração da saída é a vista espetacular do “skyline” de Nova York. A linha do horizonte da cidade espetada por arranha-céus gigantes, onde o colossal One World Trade Center se destaca.

Lá de cima o bom é tentar identificar as principais atrações da cidade. Muitas delas correspondem aos arranha-céus mais famosos: o Empire State Building, o Chrysler Building, Rockfeller Center, Central Park, etc.

Após o passeio de helicóptero voltamos para o coração do Financial District, passamos pela Igreja da Trindade (Trinity Church), no final da Wall Street, que evidencia os contrastes de Lower Manhattan. A igreja é do século XVIII e fica espremida entre os altos edifícios do Financial District. Seguimos adiante até o Memorial ao 11 de setembro.

Durante 27 anos, as “Torres Gêmeas”, que compunham o World Trade Center, foram o maior símbolo do “skyline” de Nova York. As torres foram destruídas por um ataque terrorista em 11 de setembro de 2001. Ao lado da praça onde ficavam, existe hoje um museu com mostras de estruturas que foram resgatadas dos destroços das torres, fotos e lembranças da tragédia.

No local onde ficava o World Trade Center, hoje existe um Memorial aos mortos e à tragédia. Duas enormes “piscinas” quadradas, de granito preto, com as mesmas dimensões dos prédios, sugam a água que cai como cachoeiras, das bordas, produzindo uma sensação inevitável de angústia e simbolizando a perda das vidas. O projeto é do arquiteto israelense-americano Michael Arad e da companhia de arquitetura Peter Walker and Partners.

Na borda das “piscinas” aparecem placas de bronze com os nomes das 2.977 pessoas que morreram no atentado terrorista de 11 de setembro e das 6 outras que morreram num outro atentado a bomba de 1993, que também aconteceu nas Torres Gêmeas.

Uma gigantesca torre foi construída ao lado das “piscinas”, em substituição às duas outras que tinham sido destruídas. O One World Trade é conhecido como WTC 1, foi inaugurado em 2014 e se tornou o mais alto edifício dos EUA, com 104 andares e 541 metros e terceiro mais alto do Mundo na data da sua inauguração. É o principal prédio do novo complexo do World Trade Center que contará com mais três grandes torres.

Subimos na torre e fomos até o One World Observatory, um mirante no 100º andar, de onde se tem uma vista maravilhosa de Manhattan, com 360º. O One World Trade possui também uma série de outros atrativos e entretenimentos interativos.

Após a visita ao One World Trade Center, seguimos de metrô até a região do Soho. O nome identifica a área a sul da Houston Street (South of Houston), um dos bairros mais charmosos de Nova York. O Soho já foi uma área industrial até a década de 1960, quando a arquitetura histórica de ferro fundido atraiu investimentos e novos moradores para o lugar. O bairro foi ocupado por artistas, galerias de arte, cafés, lojas e boutiques. Chegamos ao Balthazar, um restaurante de cozinha francesa, bastante animado, que é a cara do Soho.


- 11 de setembro
- Balthazar
- Central Park
- Chrysler Building
- Empire State Building
- Estados Unidos
- Estados Unidos da América
- Estátua da Liberdade
- EUA
- Financial District
- Igreja da Trindade
- Lower Manhattan
- Manhattan
- Michael Arad
- New York
- Nova York
- One World Observatory
- One World Trade Center
- Peter Walker and Partners
- Rio Hudson
- Rockfeller Center
- Skyline de Nova York
- Soho
- Torres Gêmeas
- Trinity Church
- Wall Street
- World Trade Center
- WTC 1
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Anônimo
07 maio 2016Parabens joaquim…PARABENS