O centro financeiro de Nova York
- 2986 Views
- joaquimnery
- 3 de maio de 2016
- América Estados Unidos da América
26 de março de 2016
Decidimos fazer turismo em Nova York e voltar a alguns dos principais pontos de interesse da cidade. Seguimos pela manhã em direção ao Battery Park, onde se pega o barco para a Liberty Island para visitar a Estátua da Liberdade. Pegamos a linha 1 do metrô, na Columbus Circus, uma praça ao lado da parte sul do Central Park e seguimos até a última parada, a South Ferry, no Battery Park.

O metrô de Nova York é eficiente, mas não é tão integrado, é um pouco sujo e sem o glamour de outras grandes metrópoles mundiais como Paris, Tóquio, Xangai, etc.

O Battery Park fica na parte sul da ilha de Manhattan, na região conhecida como Lower Manhattan, a parte da cidade onde iniciou a ocupação europeia. Lower Manhattan ainda possui ruas estreitas, desorganizadas para o padrão de Nova York e apresenta contrastes arquitetônicos. Igrejas antigas e coloniais com prédios ultramodernos.

O Battery Park é a extremidade sul de Manhattan. Um belo parque, que recebeu esse nome em função de uma bateria de canhões instalados ali para proteger a entrada da baía. Na região já foram feitos vários aterros que ampliaram a área.

Chegamos aí para comprar os tickets que dão acesso aos barcos que levam turistas para a Liberty Island, onde fica a Estátua da Liberdade e para a Ellis Island, onde fica o Museu da Imigração. As filas para comprar os ingressos estavam gigantes. Era Semana Santa e o período coincide com o feriadão do “Spring Break”, quando as escolas americanas esticam o feriado por uma semana. Ficamos por mais de uma hora na fila para comprar os tickets e descobrimos que teríamos que ficar mais uma hora para pegar o barco. Como os tickets tinham uma validade de três dias, desistimos e decidimos voltar na segunda-feira, após o feriado, quando as filas deveriam estar menores.

Decidimos caminhar pela região de Lower Manhattan, onde fica o coração financeiro de Nova York. Na saída do Battery Park, uma multidão cercava o “Touro”, que é um dos símbolos do lugar. O “Touro” simboliza uma força de alta para as ações nas Bolsas de Valores e se contrapõe ao “Urso”, que significa uma força para derrubar o valor das ações.

O Charging Bull, é uma escultura de Arturo Di Modica. Foi descarregado em frente ao prédio da Bolsa de Nova York, sem autorização policial ou da Prefeitura de Nova York, por 30 amigos, que bancaram a obra, em 1989, após uma queda gigante da bolsa em 1987. O “Touro” foi retirado do lugar, mas os protestos da comunidade sensibilizaram o Departamento de Parques e Jardins de Nova York, que decidiu coloca-lo num trecho da Broadway aí perto do Battery Park, onde ele está até hoje.

Seguimos andando em direção a Wall Street, a mais famosa rua dessa região, conhecida como Financial District, onde fica o prédio da New York Stock Exchange, a Bolsa de Valores de Nova York e o coração financeiro do Mundo.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.