Começando a entender a cidade de Nova York
- 1190 Views
- joaquimnery
- 1 de maio de 2016
- 1
- América Estados Unidos da América
25 de março de 2016
Saímos do hotel pela manhã e seguimos direto para a Union Station, a estação de trens de Washington DC. O edifício da Union Station é monumental. A estação foi inaugurada em 1908. Possui uma arquitetura que impressiona. Hoje é a segunda atração turística mais visitada da cidade.

Pegamos o trem Acela Express, da companhia Antrak, que faz a viagem entre Washington e Nova York em 2h e 50 minutos, até a estação New York Penn Station. O trem é confortável e rápido, além do que, não necessita de traslados, pois a chegada já se dá no centro de Nova York.

A Estação Pennsylvania Station em Nova York fica no “coração” de Manhatan, na 34a Street. Pegamos um táxi e seguimos direto para o Hotel Park Lane, localizado na Central Park South, portanto ao lado do maior parque urbano da cidade. O Park Lane tem uma localização espetacular e um custo razoável.

A cidade de Nova York surgiu a partir de um excelente porto, que se tornou o centro de comércio entre os colonos ingleses das Américas e os países europeus. O porto importante fez com que a cidade crescesse muito rapidamente no século XIX. Entre 1800 e 1900, pulou de 79 mil para 3 milhões de habitantes, transformando-se no centro de negócios, cultura e entretenimento dos EUA.

A ilha de Manhattan, é o coração de Nova York. Foi um entreposto comercial dos holandeses até 1625, quando os ingleses passaram a tomar conta do lugar. A ocupação inicial desordenada, ainda hoje é percebida na região de Lower Manhattan, onde as ruas são confusas e sinuosas. No centro da ilha, a Broadway é uma avenida diagonal que segue o caminho de uma antiga trilha indígena.

Os turistas que visitam Nova York, ficam basicamente em Manhattan. A ilha está dividida em 15 áreas. Lower Manhattan é a ponta sul da ilha, onde a ocupação holandesa e mais tarde inglesa começou. Muitos dos principais arranha-céus da cidade ficam por aí, inclusive o One World Trade Center, que surgiu no lugar das “Torres Gêmeas”.

Aí perto, também na ponta sul de Manhattan, ficam o Financial District, o coração financeiro da cidade, com a famosa Wall Street, O SoHo, o Lower East Side, o Greenwich Village, o East Village, Chelsea e Gramercy Park.

Em Midtown, na parte sul do Central Park fica o Theatre District, onde estão concentrados os teatros da Broadway e a frenética Quinta Avenida com suas lojas chiques de grife.

Nas laterais do Central Park ficam o Upper East Side, com uma grande concentração de museus e a residencial Uper West Side.

Ao norte do Central Park fica o bairro negro mais famoso dos Estados Unidos, o Harlem.
A origem da cidade e o fascínio que ela sempre exerceu para os imigrantes, fizeram de Nova York a cidade mais cosmopolita do Mundo. Um mosaico de culturas e de idiomas. Há todo momento podemos observar as pessoas falando os idiomas mais distintos do Mundo.

Deixamos as malas no hotel e saímos para caminhar pela 5a Avenida. Nova York é uma cidade totalmente plana e muito bem dividida. Excluindo-se Lower Manhattan, onde as ruas ainda têm nomes e não são tão bem distribuídas em quadras, todo o restante da cidade é organizado de uma forma sequencial, onde as largas avenidas se estendem no sentido Norte-Sul e vão desde a 1a até a 12a, enquanto que as ruas seguem no sentido Leste-Oeste e fazem uma sequencia desde a 1a até a 215a, ao norte do Harlem. Fica fácil andar e se encontrar em Nova York.

Começando a rever a cidade seguimos até a Times Square, uma praça no cruzamento da Broadway com a 7a Avenida. A Times Square é o coração do Theatre Districtc. A maioria dos teatros da Broadway ficam nos arredores dessa praça. Possui esse nome em função do edifício The New York Times Tower, que foi inaugurado aí em 1906 e era a sede do famoso jornal da cidade.

A Times Square possui dezenas de painéis de LED, de alta resolução e néon, que iluminam a praça e oferecem os produtos culturais da cidade. Uma lei municipal obriga a que todos os prédios da Times Square possuam esses imensos painéis e os mantenham acesos 24 horas por dia. As luzes e animações são frenéticas e uma multidão circula para todos os cantos.

Hoje, a praça lotada de turistas e passantes, convive com inúmeros “super-heróis”, que pressionam o público para tirar fotos em troca de gorjetas.

Em frente à famosa loja de lingeries da Victoria Secrets, duas mulheres semi nuas, com os seus empresários dividiam esse espaço com os super-heróis e também chamavam os turistas para tirar fotos em troca de um pagamento.

Voltamos andando para o hotel e no caminho fomos até o excelente restaurante Osteria Del Circo. Um dos mais famosos italianos de Nova York.

- Acela Express
- Antrak
- Broadway
- Central Park
- Central Park South
- Chelsea
- East Villag
- Estados Unidos
- Estados Unidos da América
- EUA
- Gramercy Park
- Greenwich Village
- Harlen
- Hotel Park Lane
- Lower East Side
- Lower Manhattan
- Manhattan
- New York Penn Station
- One World Trade Center
- Osteria Del Circo
- Pennsylvania Station
- Quinta Avenida
- Soho
- The New York Times Tower
- Theatre District
- Times Square
- Union Station
- Victoria Secrets
- Wall Street
- Washington
- Washington DC
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Vera Lúcia Araújo
03 set 2017Gostei!!!