Chegando ao Peru para conhecer o que restou do Império Inca
- 1214 Views
- joaquimnery
- 11 de agosto de 2013
- América Destaques Peru
26 de julho de 2013
Esta viagem que começamos a relatar foi planejada e organizada pela Via Alegria Agência de Viagens e Turismo. O objetivo era conhecer Cusco, a capital do Império Inca e a cidade perdida de Machu Picchu, degustando os hotéis que a Orient Express implantou na região. Começamos por Lima, a capital do Peru, onde nos hospedamos no Miraflores Park Hotel, o primeiro da cadeia Orient Express que iríamos conhecer no roteiro.

Como o voo para Lima saia muito cedo, decidimos deixar Salvador na véspera e dormir em São Paulo, no Hotel Ceasar, ao lado do Aeroporto de Guarulhos, pois tínhamos que fazer o check-in às 5h30min. Essa é sempre uma boa opção para quem não quer perder a noite. Tente pegar uma poltrona na janela, vale muito a pena.

As primeira emoções já começam no voo, quando cruzamos a magnífica Cordilheira dos Andes e os altiplanos bolivianos. A Cordilheira dos Andes é a mais alta e extensa das Américas. Vai desde o Sul do Chile, até a Venezuela. Segue fazendo a divisa entre o Chile e a Argentina, depois atravessa a Bolívia, o Peru, o Equador, a Colômbia e chega até a Venezuela. O ponto culminante é o Pico do Aconcágua entre o Chile e a Argentina, mas nos outros países tem montanhas muito altas também.

O Peru é o terceiro maior país da América latina, possui 1.300.000 quilômetros quadrados. Os Andes têm um papel determinante na espetacular geografia do país, que é dividido ao meio pela cordilheira, criando uma grande diversidade de ecossistemas. O litoral de 2.400 km, sofre influência direta da Corrente Marítima fria de Humboldt, é desértico, pois as águas frias da corrente antecipam as precipitações para o oceano, evitando que a umidade chegue ao litoral.

No centro do país, a cordilheira predomina no sentido longitudinal e os vales são férteis, pois recebem as águas que vêm das montanhas. A porção oriental do país é bastante chuvosa, possui rios caudalosos e é dominada pela planície e ecossistema amazônico.

Chegamos a Lima, uma cidade com aproximadamente 8 milhões de habitantes e capital do Peru, que tem 29 milhões, a maioria residindo no litoral. Lima está dividida em 48 distritos, em cada um existe uma prefeitura própria e independente. Todas elas compõem um conselho maior para a gestão de toda a comunidade de Lima.

Ficamos hospedados no Distrito de Miraflores, um dos melhores de Lima, debruçado sobre a falésia que compõe o litoral. Miraflores é um bairro de classe média alta, cheio de restaurantes, hotéis e clubes sociais, é o polo comercial da cidade. O bairro é seguro, pode-se caminhar a pé sem grandes transtornos.

Quando chegamos ao hotel, o nosso quarto ainda não estava disponível. O jeito foi seguir direto para um restaurante, aliás esse é o melhor programa de Lima. Fomos para o Francesco, seguindo uma indicação de uma amiga que mora na cidade. O Francesco é um excelente restaurante, localizado em Miraflores, de frente para o mar e frequentado pelo Limenho. Aí pode-se saborear um excelente ceviche, acompanhado de um bom Inca Pisco, a combinação típica de Lima.

No almoço, escolhemos de entrada um dos tipos de ceviche disponível e um tamal (um tipo de bolo de batata e milho, recheado com polvo). Como prato principal escolhemos um filé de linguado com camarão. A culinária peruana é fundamentalmente especializada em produtos do mar. A Corrente de Humboldt é muito rica em plâncton e consequentemente possui uma vida marinha intensa. O Peru é o segundo maior país pesqueiro do mundo.

- Aeroporto de Guarulhos
- América latina
- Américas
- Andes
- Argentina
- Bolívia
- Ceviche
- Colômbia
- Cordilheira dos Andes
- Corrente de Humboldt
- Cusco
- Distrito de Miraflores
- Equador
- Francesco
- Hotel Ceasar
- Império Inca
- Incas
- Lima
- Miraflores
- miraflores park
- Miraflores Park Hotel
- o peru
- Orient Express
- Peru
- Pico do Aconcágua
- Planície Amazônica
- São Paulo
- Venezuela
- Via Alegria
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.