O distrito de Miraflores é um charme
- 1550 Views
- joaquimnery
- 11 de agosto de 2013
- América Destaques Peru
Miraflores
27 de julho de 2013
O dia estava frio, cinzento e nublado, características do inverno de Lima. A cidade sofre influência direta da Corrente fria de Humboldt, que derruba a temperatura e forma uma bruma permanente nessa época do ano. É úmido, mas não chove, cai uma garoa frequente, mas o clima é semidesértico.

Quando voltamos para o hotel, seguimos andando pelas ruas do bairro de Miraflores. O bairro é cheio de lojas, teatros, galerias de arte e cafés. Fomos até o Parque Kennedy e ao Parque 7 de Junho, um oásis de verde no centro do distrito onde as famílias se reúnem como num playground.

Aí perto ficam os mercados de artesanato de Miraflores. Artistas locais vendem telas coloridas e artesanatos típicos do Peru. Nessa época do ano, artistas e artesãos são trazidos dos diversos cantos do país para feiras de artesanato. Isso faz parte das comemorações pela data da independência do Peru, dia 28 de julho.

O Distrito de Miraflores é totalmente cercado por um paredão debruçado sobre o Oceano Pacífico. No alto da falésia existe uma extensa passarela intercalada por parques, onde reúnem-se familiares, jovens, casais de namorados, vendedores ambulantes e se transforma numa excelente opção de lazer, com uma maravilhosa vista para o mar. Daí do alto pode-se observar os surfistas que se arriscam nas águas geladas da costa peruana em busca das ondas perfeitas que existem por aí. Lá embaixo ficam as praias da “Costa Verde”.

Nessa passarela dos Rochedos de Miraflores fica o Parque del Amor, cercado por um balcão debruçado sobre o mar, com mosaicos coloridos lembrando os trabalhos do Parque Güell de Gaudi em Barcelona.

No centro do parque, a estátua “El Beso” do escultor Victor Delfín serve de inspiração para casais de namorados.

Outro destaque dos Rochedos de Miraflores é o Shopping Larcomar, construído a partir de escavações realizadas no interior da falésia. O shopping foi inaugurado em 2002 e é um projeto polêmico, pela interferência urbana e ambiental que provocou.

Voltamos ao hotel e à noite saímos para jantar no famoso restaurante Central . Lima se tornou um grande centro de gastronomia da América Latina. No Central escolhemos Ceviche Caliente de entrada e um maravilhoso Cabrito ao Leite (Pierna de Cabro Lechal), como prato principal.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.