Lima, a capital da gastronomia Latino Americana
- 1227 Views
- joaquimnery
- 19 de agosto de 2013
- América Destaques Peru
27 de julho de 2013
Estávamos no Centro histórico de Lima e seguimos a pé da Praça Mayor para O Convento de Santo Domingo. No início da colonização espanhola nas Américas, três ordens religiosas predominavam no trabalho de catequese dos indígenas: Os Jesuítas, com um trabalho de educação e catequese, os Franciscanos com fraternidade e assistencialismo e os Dominicanos com força e opressão.

A Igreja de Santo Domingo começou a ser construída em 1540, a partir de um terreno cedido por Francisco Pizarro. O claustro do Convento possui azulejos maravilhoso provenientes de Sevilha e muito bem conservados.

Um dos destaques do Convento de Santo Domingo é o conjunto de relíquias de santos peruanos: Santa Rosa de Lima, San Martin de Porras e San Juan Masias. O Peru tem vários santos e o Brasil não tem nenhum, consequência da força e influência espanhola junto à Igreja Católica.

Santa Rosa de Lima foi a primeira Santa das Américas, chamava-se Isabel, mas recebeu o apelido de Rosa em função da sua beleza. Praticava martírio para se concentrar em Deus. Chegava a esfregar pimenta no rosto para ficar menos atraente. Santa Rosa jejuava frequentemente, dormia num leito de vidro quebrado e usava uma coroa de metal com pregos, além de uma corrente de ferro na cintura. Dedicava-se a ajudar os pobres e a defender os direitos dos indígenas.

No complexo do Convento existe uma biblioteca do século XVII, que possui mais de 20.000 livros dos séculos XV a XVIII, com muitas edições originais e pergaminhos.

O MUSEU RAFAEL LARCO HERRERA
Saímos do Convento de Santo Domingo, pegamos um táxi para o Distrito de Pueblo Libre, onde fomos conhecer o fantástico Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera. Uma visita imperdível em Lima.

O Museu fica numa mansão do século XVIII e apresenta a maior coleção privada de arte pré-colombiana peruana. Possui 45 mil peças que foram reunidas pelo Barão da indústria açucareira Rafael Larco Hoyle.

A maioria dos objetos foram encontrados em túmulos e serviam como oferendas para os Deuses com quem os mortos iriam se encontrar.

A coleção possui vasos, tecidos, adornos de cabeça, peitorais adornados feitos de ouro e prata, peças de quartzo e turquesa, máscaras funerárias, fardos funerários e múmias bem preservadas.

Num espaço fora da mansão principal aparece uma grande coleção de peças eróticas, com uma série de vasos mostrando a vida sexual dos povos pré-colombianos.

Saímos do Museu e fomos almoçar na fantástica e animada cevicheria La Mar, que pertence ao chef peruano Gastón Acurio. O restaurante é descontraído e uma excelente opção para o almoço. Ceviches de todos os tipos e excelente qualidade acompanhado de um delicioso “Pisco Sauer”.

A fama da gastronomia peruana aumentou muito com o “chef” Gastón Acurio, dono de um conjunto de 33 restaurantes, entre os próprios e os franqueados, cujo mais famoso é o premiado Astrid & Gaston, que está classificado entre os 50 melhores restaurantes do mundo. Para conseguir uma mesa no Astrid & Gaston, precisa-se reservar com bastante antecedência. Não fizemos isso, portanto não conseguimos, mas o La Mar valeu muito a pena e compensou. Não fazem reservas para o almoço. É por ordem de chegada e espera-se um pouco.

Graças ao sucesso do Gaston e da culinária peruana, a gastronomia virou uma febre no Peru. Hoje, mais de 80 mil jovens estão matriculados em cursos de gastronomia pelo país a fora. No centro histórico de Lima existe uma Casa de La Gastronomia Peruana, que incentiva esta atividade.

Leia também:
- América latina
- Astrid & Gaston
- Ceviches
- Convento de Santo Domingo
- Dominicanos
- Franciscanos
- francisco pizarro
- Gastón Acurio
- Igreja católica
- Jesuítas
- La Mar
- Lima
- Museu Rafael Larco
- Museu Rafael Larco Herrera
- Peru
- Pisco Sauer
- Praça Mayor
- Pueblo Libre
- Rafael Larco Hoyle
- San Juan Messias
- San Martin de Porras
- Santa Rosa
- Santa Rosa de Lima
- Sevilha
- Via Alegria
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.