A Cidade de Dali e os seus três pagodes
- 1978 Views
- joaquimnery
- 24 de maio de 2011
- 1
- Ásia China Destaques
16.04 – Shaxi – Dali
Saímos de Shaxi para visitar os templos budistas de Shibaoshan Mountain, que ficam nas montanhas dos arredores da cidade. Pegamos mais uma vez uma estrada de montanhas até o local sagrado de Shibaoshan. Um dos mais importantes pontos de peregrinação para os budistas nessa região.

São vários templos budistas escavados nas pedras. O conjunto fica pendurado na montanha, possui mais de mil anos e foi um dos poucos que não foram destruídos na época da Revolução Cultural do Mao Tsé Tung, quando houve uma perseguição direcionada a todos os tipos de religiões na China.

Seguimos viagem para Dali que seria o nosso próximo destino.

No caminho, já próximo a Dali, paramos para uma visita a uma vila da minoria Bai. Era dia de feira e a praça estava lotada. Vende-se de tudo. As mulheres usam roupas bastante coloridas.
Na vila existem várias fábricas de roupa no estilo tie-dye, uma técnica de preparação de tecidos que consiste em amarrar e tingir, criando mosaicos interessantes. Essa técnica é típica do Povo Bai e dessa região.
Aí se produz o índigo, planta que produz a cor azul, mais comum nos trabalhos de tie-dye. O índigo gera o tingimento mais comum às calças jeans. Visitamos uma fábrica de tie-dye e depois seguimos viagem para Dali.

Os Bai se unificaram através do Reino Nanzhao, quando no século VIII, o príncipe Pileguo venceu os seus rivais convidando-os para um banquete e ateando fogo à tenda. Foi uma cilada fulminante. Fundou o reino Nanzhao, que teve Dali como a capital e comandou o comércio da rota sul da Seda, estendendo os seus domínios até a Birmânia e o Vietnam até o século XIII, quando foram derrotados pelo exército de Kublai Khan, que fundou a dinastia Yuan.

Antes de chegar a Dali paramos para visitar o conjunto dos Três Pagodes, o símbolo maior de Dali. O impressionante San Ta (Três Pagodes), é formado por três edifícios sagrados. O Pagode é uma torre construída para fins religiosos. Os budistas constroem pagodes próximo de templos.

O maior possui uma base quadrada e 16 andares, com cerca de 70m de altura, é também o mais antigo, datado de aproximadamente 800 d.c., hoje não é mais permitido a visitação interna.

Os outros dois octogonais são do século XI e têm aproximadamente 42m de altura, possuem relicários e foram erguidos para apaziguar os fenômenos da naturais. Hoje esses dois prédios são inclinados, conseqüência de um grande terremoto na década de 20.

No conjunto formado pelos três pagodes existem jardins lindíssimos e muito bem cuidados.

Seguimos para Dali e ficamos hospedados no interior da cidade murada, no Landscape Hotel, de boa qualidade e muito bem localizado. O hotel é ambientado no estilo Bai. Paredes brancas com detalhes decorados em azul.

Dali fica espremida entre a montanha Cang Shan e o lago Er Hai. A cidade atrai muitos visitantes, é cheia de alamedas estreitas e casas de pedra.

Saímos para jantar na Rua dos Estrangeiros (Huguo Lu), tomada de bares e restaurantes que servem comida ocidental: Pizzarias, cafeterias, etc.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Tudo sobre o Pagode que faz parte da cultura milenar chinesa
17 set 2017[…] (por exemplo, como uma atalaia), ou para ajuda na navegação de navios. Alguns pagodes, como os Três Pagodes, na Cidade de Dali, também tornaram-se símbolo do […]