A feira de Shaxi e o povo Bai
- 1281 Views
- joaquimnery
- 20 de maio de 2011
- 1
- Ásia China Destaques
15.04 – Lijiang – Shaxi
Pela manhã nos despedimos de Lijiang com saudades, a cidade encanta. Pegamos a estrada montanhosa para Shaxi, uma vila no condado de Jian Chuan, que fica a 120 km de Lijiang. A Estrada é sinuosa, porém muito menos perigosa que a de Lugu Lake. Passa por inúmeras vilas agrícolas, intensamente cultivadas.

Os campos são bastante produtivos e a cultura intensiva se dá por força de trabalho. Muita gente trabalhando na lavoura.

Depois de 3h de viagem chegamos a Shaxi a tempo de conhecermos a feira da cidade que atrai os povos das montanhas que descem para a vila com o objetivo de vender e trocar os seus produtos.
Vende-se de tudo: Ervas medicinais, comidas, ferramentas, roupas, etc. É curioso observar os serviços no meio da feira: Corte de cabelo, próteses dentárias, etc.
Shaxi é uma área habitada pela minoria Bai. Foi um antigo ponto de trocas da Rota da Seda do sul, que conectava Tibete e China com o sudeste da Ásia e a Europa. Nas fotos abaixo aparecem mulheres Bai na feira, com as suas roupas bastante coloridas.
Ficamos no hotel Laomadian Lodge, uma antiga pousada da Rota da Seda, com mais de 150 anos de existência. A Rota da Seda tinha uma passagem pelo sul da China e Shaxi era um dos pontos de parada. A nossa pousada era uma antiga estalagem daquele período em que oriente e ocidente se comunicavam através de um comércio pujante, porém lento. As instalações rústicas da pousada contrastam com o conforto dos quartos e com o atendimento carinhoso que recebemos.

Na frente do hotel fica uma antiga praça da cidade, que era centro de negociação entre os comerciantes da Rota da Seda. Na praça existe um teatro e um templo budista do século XVI, além de algumas poucas casas comerciais.

Nas fotos abaixo aparecem mulheres e crianças da minoria étnica Bai. Os Bai, assim como outras minorias não estão sujeitos à lei do filho único na China.
Jantamos no hotel e à noite fomos para a praça em frente admirar a lua que começava a encher.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Cati Oliveira
24 maio 2011Deve ser uma loucura essa feira. Como é esquisito…prótese dentária?? rsrs
Amei as fts…