A despedida de Hong Kong
No último dia dessa fantástica viagem ao Oriente, passando por Singapura, Japão, China e Hong Kong, saímos pela manhã para atravessar o canal entre a ilha de Hong Kong e a Península de Kowloon, no Star Ferry, um dos antigos ferry-boats do século XIX, que faz a travessia entre Kowloon e a Ilha de Hong Kong.

Pegamos um taxi até o terminal desse famoso ferry do século XIX e de lá atravessamos o canal. Foi a forma que encontramos para ver os dois lados dos horizontes de Hong Kong, com os arranha-céus dominando a paisagem. É a melhor maneira e mais barata de ver a baía de Hong Kong, tanto de dia como de noite.

O Star Ferry é um alegre barco verde que iniciou o serviço da travessia em 1898. Naquela época, somente os europeus tinham permissão para usar o serviço na primeira classe e o uso de colarinho e gravata era obrigatório.

O desembarque na ilha de Hong Kong se dá no Central District, o centro financeiro da cidade, onde destaca-se o edifício IFC, International Finance Centre, com os seus 88 andares e 415 metros de altura, que está entre os dez maiores arranha-céus do mundo. O IFC foi concluído em 2003.

Outro edifício que chama a atenção é a sede do HSBC (Hong Kong and Shangai Bank Corporation), um banco de Hong Kong, mas originalmente de capital inglês.

Essa foi a última visita que fizemos na cidade. Voltamos para o hotel e nos preparamos para a maratona de volta para casa. 3 horas de Hong Kong para Singapura, 13 horas de Singapura para Barcelona, 9 horas de Barcelona para São Paulo e 2,5 hora de São Paulo para Salvador, totalizando 27,5 horas, sem contar as que passamos nos aeroportos. A viagem valeu cada minuto que passamos.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
Anônimo
23 mar 2015Joaquim Nery, amo suas reportagens!!!! Maeve
Anônimo
11 jan 2014Nery ,não perco mais nenhuma postagem do seu blog, pelo conteúdo das matérias, sua maneira de escrever simples e clara! Fiz uma segunda viagem ao Oriente,por que não perdi nenhum post. Com esse material estarei mais preparada para a viagem desse ano, que quero incluir a Tailândia
e tentar formar outro grupo para o mesmo destino em 2014, consertando os erros cometidos e acrescentando o que possa enriquecer a viagem! Vamos conversar sobre esse assunto ?Luiz quer fazer também ,poderíamos elaborar um super roteiro e vender não só para SSA mas para outras cidades do Brasil! Abs Alda