As primeiras impressões sobre Pequim
- 1207 Views
- joaquimnery
- 23 de novembro de 2013
- Ásia China Destaques
Pegamos um voo do Japão para a China e chegamos a Pequim, ou Beijing, como os chineses costumam chamar, e cujo significado é: “Capital do Norte”, no final da tarde. O primeiro impacto já começa no moderníssimo aeroporto da cidade, que ficou pronto para as Olimpíadas de 2008. Enorme, um dos maiores do mundo e o maior da China.

A capital da China é uma gigante, uma das maiores cidades do mundo com mais de 14 milhões de habitantes. Seguimos para a cidade e o impacto continua, pois a grandiosidade das avenidas, largas, bem iluminadas e com centenas de construções modernas e vultuosas mostram a pujança da economia chinesa.

A cidade possui um dos trânsitos mais complicados do mundo. Grandes engarrafamentos e grandes distâncias dificultam a circulação por Pequim.

O rápido crescimento econômico da China provoca hoje em dia uma explosão de consumo e a quantidade de automóveis que circula pela cidade já se tornou insuportável. O governo de Pequim, possui uma política de desincentivo para o uso do automóvel. Limitou a quantidade de licenciamento para carros novos e cobra caro pela licença, além de estipular rodízios de placas. O mar de bicicletas do passado de Pequim está dando lugar a um mar de carros.

A cidade está passando por mudanças bruscas, pressionada pelo rápido crescimento da sua população e por reformas urbanas que estão acontecendo nos últimos 25 anos e que foram aceleradas pelas Olimpíadas de 2008.

Pequim é hoje um dos principais centros financeiros e industriais da China, sendo sede de cerca de 50 das 500 maiores empresas do mundo. A cidade é cinzenta e submetida a uma contínua poluição.

No caminho para o hotel, paramos para jantar num restaurante típico para turistas. Ficam entre oito e dez pessoas em cada mesa, com uma bandeja móvel e circular no centro, e ali eles põem os pratos que vão circulando à medida em que as pessoas vão se servindo. Nos impressionou bastante negativamente as condições de higiene dos restaurantes, normalmente muito sujos.

Ficamos hospedados no bom hotel Double Tree Hilton, com uma excelente localização.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.