DUBAI – A cidade do futuro
- 2770 Views
- joaquimnery
- 25 de outubro de 2010
- 5
- Ásia Destaques Dubai
DUBAI
17.03.2010
Acordamos tarde. Quando tivemos a primeira oportunidade de contemplar Dubai à luz do dia, a sensação foi impressionante. Uma cidade do futuro. Centenas de prédios maravilhosos, com a mais alta tecnologia. Pistas largas, viadutos, um metrô luxuoso, tudo incrivelmente limpo, bem planejado.
Os Emirados Árabes Unidos surgiram, como país, em 1971. O país fica localizado na entrada do Golfo Pérsico, o que lhe confere uma situação estratégica e perigosa em função desta ser uma área bastante tensa. Na prática o país é uma confederação de estados de grande autonomia. São sete os Emirados, dos quais, Dubai e Abu Dhabi, são os mais ricos e famosos, os outros cinco são: Sharjah, Ras Al Khaimah, Umm Al Qwain, Ajman e Fujairah.
Antes de 1971 o pais era formado por tribos nômades e não havia praticamente nenhuma aglomeração urbana e isso é o que mais impressiona. Eram algumas tribos nômades, que se uniram e formaram um país abençoado pela riqueza do petróleo, possui a sexta maior reserva do mundo e com uma população muito pequena. Muita riqueza e pouca gente foi a fórmula certa, para a partir de algum planejamento esse país começar a ser construído. Nos últimos 15 anos os projetos surgiram de uma forma explosiva. Se tornou o paraíso da arquitetura e da engenharia moderna.
A primeira programação que fizemos foi conhecer o Shopping Emirates Mall. Um dos maiores de Dubai. Depois de uma temporada na Índia e no Nepal, estávamos ansiosos por um pouco mais de conforto.

A maior atração desse shopping é uma pista de esqui, com direito a neve e frio no meio do deserto.

À noite fomos jantar no Burj Al Arab. Um dos ícones de Dubai. Um dos hotéis mais luxuosos do mundo. Com uma arquitetura fantástica, em forma de vela de barco e que se tornou símbolo de Dubai. Na porta dezenas de carros maravilhosos, dentre eles, várias Rolls Royce, dão um testemunho da riqueza de Dubai e do Burj Al Arab.


18.03.2010
Pela manhã saímos para um City Tour com uma guia peruana (Frida), que nos levou para um passeio pela cidade, com uma primeira parada no Hotel Atlantis Jumeirah, que fica no centro da “Palmeira Jumeirah”, uma das construções mais exóticas do mundo. Um grande aterro em forma de palmeira, com centenas de casas e hotéis.

No centro o Atlantis, o mais importantes deles, com grandes atrações, dentre elas um aquário gigantesco. Em Dubai, tudo aquilo que vimos pela internet e achávamos que era mentira, se torna verdade e está lá, dentre elas a Palmeira Jumeirah.

Seguimos e tivemos uma próxima parada numa praia ao lado do Burj Al Arab, para tirarmos fotos do prédio que é um símbolo de Dubai. O Burj Al Arab, foi o prédio que primeiro projetou esse Emirado, com a sua arquitetura arrojada e belíssima.

Continuamos até a Mesquita de Dubai, pequenina e charmosa.

Seguimos passando pelos palácios residenciais do Sheik Mohamed e seus irmãos e fomos até o Creek, um braço de mar ao redor do qual ficam, os mercados de Dubai. Mercado Indiano, Mercado do ouro, etc. Esta ampla faixa de mar corta o meio da cidade de Dubai e foi o núcleo inicial de formação da cidade.

Seguimos adiante até a Dubai Califa’s Tower, o arranha-céu mais alto do mundo, com mais de 850m de altura e que ainda não havia sido inaugurado, mas já estava praticamente concluído. Uma atração a mais para Dubai. A cidade dos superlativos.

Ao lado da Torre fica o Shopping Dubai Mall, também o maior do mundo, com cerca de 1600 lojas. Passamos a tarde no Shopping que tem grandes atrações, dentre elas o maior aquário de Dubai.

Na entrada do Shopping acontece um belíssimo show com fontes luminosas e música clássica no melhor (e maior) estilo Las Vegas.

À noite fomos jantar no Restaurante Pachanga no Hotel Hilton, especialista em cozinha latino-americana.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (5)
Paulino Paulo Mucanheia
05 maio 2017KEM ME DERA PODER DE XEGAR NESSE PARAISO DA TERRA
Ana
05 mar 2012ai, meu deus maravilhoso… quero ir ai!!
Beto Alberto Alpire
20 nov 2011Estas contrucoes sao incriveis! Recentemente li esta materia e tb fiquei impressionado. Por outro motivo.
http://scienceblogs.com.br/100nexos/2011/11/o-arranha-cu-e-o-caminho-de-coc/
Cati
25 out 2010Vou juntar meu dinheiro p/ viajar, mas nem sei mais p/ onde ir! rsrs
Um dia chego em Dubai.
Belas fotos, Quinho!
Viviane de Santana Vidal
25 out 2010Deve ser encantador esse lugar!
Lindíssimas fotos…