TAJ MAHAL – um monumento ao amor
- 2369 Views
- joaquimnery
- 1 de outubro de 2010
- 2
- Ásia Índia Destaques
10.03.2010
Agra era a sede do Império Mogul durante os séculos XVI e XVII, antes que a capital se transferisse para Delhi. A cidade cresceu sobre o dominio e a proteção dos imperadores Akbar, Jahangir e Shah Jahan. As grandes construções de Agra atraíram artesãos da Pérsia e de outras áreas da Ásia Central. Agra se tornou um museu a céu aberto. Saímos às 8h para a primeira e mais esperada visita da viagem, o Taj Mahal, um dos monumentos mais famosos do mundo. Na chegada o inusitado translado de camelo entre o estacionamento e o monumento.

TAJ MAHAL
O Taj Mahal é um dos monumentos mais famosos do mundo. Foi recentemente escolhido como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Foi construído pelo imperador Shah Jahan, em memória da sua esposa favorita – Mumtaz Mahal, que morreu em 1631. Shah Jahan prometeu a sua esposa erguer um monumento tão grandioso e rico para que o mundo inteiro jamais esquecesse o amor que tinham entre si. O TaJ Mahal é um monumento ao amor.




As proporções perfeitas e a fantástica perícia artesanal têm sido descritas como “visão, sonho, poema, maravilha, etc.”. Recentemente foi escolhido como uma das maravilhas do mundo moderno.

Esse grandioso túmulo-jardim foi construído todo em mármore por cerca de 20.000 operários, que trabalharam durante 12 anos para terminá-lo em 1643. Possui belos jardins e é erguido no centro de 4 minaretes com 40m de altura. No centro do monumento estão os túmulos de Mumtaz Mahal e do imperador Shah Jahan.





Saímos do Taj Mahal e fomos até o Forte Agra.

O FORTE VERMELHO
Situado ao lado do rio Yamuna, o imponente Agra Forte ou Forte Vermelho foi construído pelo imperador Akbar entre 1565 e 1573, para ser a sede do império mongul. Cercado de fosso e com aposentos imponentes é mais uma das maravilhas de Agra e da parte central da Índia.


O Agra Forte serviu como prisão para Shah Jaham, quando o poder foi tomado pelo seu filho Aurangzeb, depois de matar os irmãos. Era da torre do forte de Shah Jaham admirava o Taj Mahal, onde estava enterrada a sua amada.

Na saída do Forte Agra seguimos para uma loja de artesanato de mármore e outros produtos, onde compramos peças de decoração de metal. Fomos a uma loja de CD’s e vendas de especiarias.
Seguimos para o almoço num bom restaurante para o padrão local e depois regressamos ao hotel.


Jantamos no excelente restaurante indiano do hotel, onde as pessoas comem de mão e a comida é muito picante, porém saborosa.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
milcenthome
04 dez 2015Estou adorando o livro e a possibilidade de ler mais através do QR code. Viajo em cada foto e texto! Parabéns pela descrição de cada parada e pelo cuidado com os detalhes, esses fazem toda a diferença em uma boa viagem!
Cati
01 out 2010Taj Mahal é muito lindo, é mto riqueza.
Só tenho uma dúvida sobre a temperatura da Índia, Quinho.
beijao