A Basílica da Anunciação em Nazaré
- 6214 Views
- joaquimnery
- 12 de maio de 2019
- Ásia Destaques Israel Israel
10 de abril de 2019
A cidade de Nazaré é um dos melhores exemplos de convivência entre judeus, cristãos e muçulmanos, em Israel. É sagrada para os cristãos e centro de forte peregrinação. É aí que está o berço do Cristianismo e ao mesmo tempo, é a maior cidade árabe de Israel. Os cristãos de Nazaré pertencem a várias congregações: Ortodoxa, Católica Romana, Católica Grega, Maronita, Anglicana, Copta, Armênia, Batista e outros grupos protestantes.

Nazaré fica num vale ao sul da Galileia, possui muitas igrejas e mosteiros, mas é procurada sobretudo, pela Basílica da Anunciação, o principal centro de peregrinação da cidade.

José e Maria viveram em Nazaré. Foi aí que o anjo Gabriel anunciou a Maria que apesar da virgindade, ela milagrosamente conceberia uma criança e iria trazer ao mundo o Filho de Deus, que deveria se chamar Jesus.

No local onde houve a anunciação do anjo Gabriel para Maria, foi erguida em 1969, a maravilhosa Igreja da Anunciação, projetada pelo arquiteto italiano, Giovanni Muzio. Restos da primeira igreja foram descobertos durante a escavação para a construção da Basílica, no local onde supostamente havia a gruta onde ela se encontrou com o Arcanjo. Outras três igrejas haviam sido construídas no mesmo local antes da Basílica atual.

Já no pátio externo da Basílica ficam expostas as diversas imagens da Virgem Maria, doadas por vários países do mundo. Cada país fez e doou a sua Maria, mantendo características regionais. Chamam a atenção a Virgem Maria do Japão, com traços orientais, a Virgem Maria da Tailândia, com vestes tradicionais daquele país.

Dentro da Basílica o show das imagens continua. Aí destacam-se a Virgem Maria doada pelos Estados Unidos, a do Peru e a do Brasil em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

Seguimos para a casa onde viveu José, o “Carpinteiro”, com a sua “Sagrada Família”, depois de ter retornado do Egito. Quando Jesus Cristo nasceu, José, Maria e Jesus fugiram para o Egito onde viveram escondidos da perseguição de Herodes, O Grande, por mais de três anos. Quando voltaram à Terra Prometida, foram viver em Nazaré. Foi aí que Jesus passou a sua infância. A Igreja de São José foi construída sobre as ruínas da casa do “carpinteiro”.

Saímos de Nazaré e seguimos para Tiberíades, na extremidade sul do Mar da Galileia, numa depressão geográfica, 209 metros abaixo do nível dos oceanos. Tiberíades é uma cidade histórica, foi fundada por Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande em 20 d.C. A cidade é hoje um grande centro turístico moderno e de veraneio. Hotéis de luxo, restaurantes, clubes de práticas de esportes aquáticos, são algumas das atrações de Tiberíades. Ficamos hospedados no Hotel Royal Plaza, um pouco fora da cidade e com o transtorno de que toda a área ao redor estava em reforma. Não deu para sair do hotel.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.