O Buda “Molhado” de Kamakura
- 2850 Views
- joaquimnery
- 10 de novembro de 2013
- 1
- Ásia Destaques Japão
Saímos às 9h para um tour em direção à cidade de Kamakura, que fica a 60 km de Tóquio. Kamakura ficou conhecida com a cidade dos Xoguns, pois foi sede do poder do Japão medieval entre os séculos XII e XIV, quando os Xoguns dominavam, militarmente, o país a partir de Kamakura, enquanto que o Imperador, em Quioto, era apenas um personagem simbólico. A cidade fica entre a montanha e o mar, o que configura uma localização estratégica e protegida.

Hoje Kamakura é uma cidade pequena para os padrões japoneses, possui cerca de 350 mil habitantes. É uma excelente alternativa de visita para quem está em Tóquio, pois possui um bom conteúdo cultural e histórico.

A sua principal atração turística é o grande Buda de Kamakura, localizada no Templo Kotoku-in, com cerca de 13 metros de altura, é o segundo maior buda do Japão, perde apenas para o Grande Buda de Nara. É uma estrutura oca, feita de bronze, representa o Buda Amida. foi mandado construir pelos Xoguns do Clã Minamoto.

O Grande Buda aparece sentado serenamente na posição de lótus, com as mãos formando o Dhyani Mudra, que é o gesto da meditação.

O Buda de Kamakura, o Daibutsu, é apelidado como o “Buda Molhado”, pelo fato de ter sobrevivido a vários tsunamis e tufões nos séculos 14 e 15. Originalmente ficava dentro de um Templo, que foi totalmente destruído, junto com a cidade de Kamakura, por esses fenômenos naturais, mas a estátua sobreviveu.

Saímos da visita ao Buda Molhado e seguimos para a principal rua de comércio para turistas, de Kamakura, uma rua de pedestres, cheia de lojinhas de comidas típicas e artesanatos do Japão. Fizemos um lanche por aí e seguimos viagem.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Aldalice Gedeon ( Alda)
10 nov 2013Bom e bastante interessante ler essas postagens tão detalhadas de uma viagem que tivemos a oportunidade de fazer recentemente. E como se estivéssemos viajando novamente !
Estou adorando saber detalhes que se não estivesse nesse momento lendo a respeito passariam desapercebidos e como tudo esta sendo explanado com clareza e simplicidade me passa a ideia de uma aula desses lugares! Fico ansiosa a espera das próximas postagens!