A Baía dos Golfinhos e as praias de Pipa
- 1219 Views
- joaquimnery
- 3 de abril de 2022
- Brasil Rio Grande do Norte Super Destaque
12 de fevereiro de 2022
A Praia do Centro
Estávamos na Praia da Pipa, em Timbau do Sul, no Rio Grande do Norte, hospedados na Pousada Sombra e Água Fresca. Contratamos um passeio de barco de meio turno, para avistar as praias da região da Pipa, a partir do mar. O objetivo era seguir até a Baía dos Golfinhos. Um dos programas mais famosos e imperdíveis dessa região.

Seguimos de táxi até a Praia do Centro, a mais movimentada da Praia da Pipa. A Praia do Centro possui uma grande quantidade de barracas e fica sempre muito “muvucada”. Som alto e muita gente circulando. Encontramos com um rapaz que trabalha para o serviço de turismo, com as lanchas, e fomos acompanhados até o local de embarque onde tivemos acesso à lancha que nos levaria para o passeio.

Passeio de lancha pelas praias
A maré estava alta, o tempo com muito vento e o mar bastante agitado. O acesso é precário, sem infraestrutura de embarque, mas estávamos ali para isso. A lancha começou o passeio circulando pela orla, até a Praia do Amor, localizada abaixo da falésia que dá acesso à pousada onde estávamos hospedados.

A Praia do Amor
Existem várias explicações para o nome “Praia do Amor”, gostamos mais da que fala sobre o desenho de coração que as ondas formam na praia, quando quebram. É considerada uma das melhores praias de Pipa. O acesso é por grandes escadarias que descem das falésias. Na maré vazia dá para ir andando da Praia do Centro até a Praia do Amor.

As falésias de Pipa
Durante todo o passeio de lancha, vamos admirando os paredões amarelos e vermelhos das falésias que caracterizam as praias de Pipa. O acesso às praias é sempre acidentado, com exceção da Praia do Centro, onde pode-se chegar de carro ou caminhando. Para todas as outras é necessário descer grandes escadarias ou ladeiras e, claro, subir na volta.

As falésias fazem sombra na areia em determinados momentos do dia, mas é importante se manter um pouco distante delas, pois existe sempre o risco de algum desmoronamento. Já houve acidentes com morte na base das falésias e essa é uma grande preocupação das autoridades, na Praia da Pipa.

A Baía dos Golfinhos
Seguimos até a Baía dos Golfinhos, uma das mais famosas praias de Pipa. Já foi eleita pelo Trip Advisor, como uma das melhores praias do mundo. Exagero, mas vale a pena conhecer. Avistar os golfinhos por lá é sempre muito fácil. Eles vivem ali. Ficamos procurando os golfinhos, que de vez em quando apareciam para uma fotografia, mas estava muito desagradável, pois o mar muito movimentado não dava trégua. Não tivemos sossego. Tomamos um banho de meia hora e depois voltamos até a Praia do Centro para encerrar o passeio.

O Resort da Pousada Sombra e Água Fresca
Retornamos para a Pousada Sombra e Água Fresca a fim de aproveitar a infraestrutura existente por lá. O complexo é formado por espaços independentes: Uma Pousada, um Resort e um SPA. Os hóspedes podem desfrutar de qualquer um dos espaços. Ficamos até o final da tarde no resort, que nos agradou mais.

O Restaurante Cicchetti
À noite, voltamos para o centrinho de Pipa e jantamos no excelente restaurante italiano Cicchetti, no coração da vila da Praia da Pipa. Dá varanda, no piso superior dá para acompanhar o movimento do centrinho agitado. Pratinhos italianos para comer como tapas espanholas. Um pouquinho de cada vez. Foi muito bom.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.