O Arraial D’Ajuda Eco Resort
- 1652 Views
- joaquimnery
- 6 de dezembro de 2020
- Bahia Brasil Super Destaque
De Itacaré para o Arraial D’Ajuda
15 de outubro
Estávamos em Itacaré, na Bahia, com um grupo de 18 pessoas. Fizemos uma viagem de ônibus, desde Salvador. Passamos três dias em Itacaré e depois colocamos o “pé na estrada”, com destino ao Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, onde passaríamos mais três dias. Pegamos a BA 01, com destino a Ilhéus. São 72 km desde Itacaré até Ilhéus, por uma excelente estrada, por entre uma grande reserva de Mata Atlântica e com o mar sempre ao lado.

De Ilhéus, seguimos em direção a Itabuna (mais 30 km) e de lá pegamos a BR 101, sentido sul, em direção a Eunápoles (215 km), quando finalmente pegamos a BR 367 até Porto Seguro (mais 65 km). No total foram 380 km que percorremos em aproximadamente 8 horas de viagem.

Aproximadamente 25 km antes de Porto Seguro, existe uma estrada que leva diretamente ao Arraial D’Ajuda, mas o nosso ônibus era muito grande e não teria acesso ao hotel. Estávamos indo para o Arraial D’Ajuda Eco Resort, localizado na extremidade da península do Arraial D’Ajuda (Ponta do Apaga Fogo). Decidimos seguir direto para Porto Seguro. Paramos na cidade para fazer um lanche e seguimos para o hotel. Deixamos o ônibus em Porto Seguro e pegamos uma balsa que faz a travessia da foz do Rio Buranhém, diretamente para o hotel . Somente iríamos encontrá-lo no dia da volta para Salvador.

O Rio Buranhém separa a cidade de Porto Seguro, da região do Arraial D’Ajuda. O acesso mais fácil é atravessando uma balsa na foz do rio, com uma distância de aproximadamente 200 metros e que se faz em 10 minutos.

O Arraial D’Ajuda Eco Resort
O Arraial D’Ajuda Eco Resort tem um píer próprio, exclusivo para hóspedes. Pegar a balsa é como antecipar o check in do hotel. O Eco Resort estava seguindo todos os protocolos de proteção com relação à pandemia da COVID-19 e isso nos tranquilizou um pouco.

O Resort é excelente, estava totalmente reformado. Fica na Ponta do Apaga Fogo, espremido entre a areia e o mar. Possui uma praia excelente, com piscinas naturais e uma faixa de areia que possibilita boas caminhadas. As crianças podem aproveitar o kids club e para os adultos, uma excelente piscina e infraestrutura de esportes, além de um bom serviço de restaurantes para o sistema all inclusive.

16 de outubro
O Arraial D’Ajuda Eco Parque
Uma das principais atrações da região do Arraial D’Ajuda é o Eco Parque. Um parque de águas localizado a 10 km do resort onde estávamos hospedados, na base do morro que leva à vila de Arraial D’Ajuda. Possui 70 mil metros quadrados de pura diversão familiar, direito a piscinas de ondas, tuboáguas, tirolesas e outras grandes atrações para crianças e para a família de uma maneira geral.

Os hóspedes do Arraial D’Ajuda Eco Resort possuem uma entrada de cortesia no Arraial D’Ajuda Eco Parque. É preciso fazer uma reserva prévia, na hora do check in do Resort e foi o que fizemos no dia anterior. O hotel nos levou de van até o Eco Parque e marcou um horário para a volta.

Deixamos esse dia disponível para o Eco Parque. Saímos pela manhã e voltamos no final da tarde. Reservamos o Restaurante Ponta do Apaga Fogo, uma opção “a la carte” do Eco Resort, para essa noite do dia 16.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.