O Pantanal de Marimbus na Chapada Diamantina
Depois de muito discutir e ponderar sobre qual seria a melhor opção para o São João em 2011, resolvemos seguir para Lençóis, na Chapara Diamantina, abrindo mão do tradicional São João de Jaguaquara, que nos puxava para um outro lado.

Voltei a Lençóis, 22 anos depois. Seguimos por um caminho alternativo, por Ipirá e Itaberaba. A estrada estava ótima, com exceção dos trechos entre Salvador e Feira de Santana e entre Itaberaba e Lençóis. Na chegada já deu para perceber que a implantação do Parque Nacional da Chapada foi muito bom para a região, pois o acesso à cidade estava muito bem cuidado.

Chegamos esgotados, depois de 8h de viagem e ficamos hospedados na excelente Pousada de Charme – Canto das Águas. A Pousada fica nas margens do Rio Lençóis e da sacada dos quartos temos a visão do rio e o barulho constante das águas. O restaurante é um quesito à parte. Possui um cardápio “gourmet” muito bem dosado e selecionado.

No primeiro dia em Lençóis, tínhamos um compromisso predefinido. A visita a um amigo que possui uma fazenda nas proximidades do Pantanal de Marimbus. O Pantanal é um grande alagadiço localizado entre Lençóis e Andaraí.

O passeio começa pela comunidade de Remanso, que fica a 18km de Lençóis. Seguimos de canoa por entre o Pantanal, onde a vegetação é densa e exuberante e aparecem com frequência, flores exóticas da região, inclusive a Vitória Régia.


O passeio leva até o Rio Roncador. Tivemos que modificar a nossa trajetória, pois não estávamos preparados para caminhar no leito do rio até a Cachoeira do Roncador. Seguimos para a fazenda e no final da tarde voltamos a Lençóis.


À noite fomos para a praça da cidade onde as fogueiras e fogos comemoravam o São João. A festa em Lençóis é calma e bastante típica, sem os grandes shows, como acontecem em outras cidades do interior da Bahia.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (10)
Marcelino guimaraes
29 fev 2016Um verdadeiro encanto esta regiao, vpltarei sempre sempre.
Antonio Sales Lisbôa
22 maio 2015Eu sou amante da natureza, pricipalmente quando temos tantas belezas feito pela Obras Divina , esse Pantanal de Marimbus e toda Chapada Diamantina é fantástica, Deus é Brasileiro e nasceu
na nossa MARAVILHOSA BAHIA…
LISBOA
Anônimo
16 fev 2015Nery,
Parabéns, pelo belissimo trabalho fotografico, e, as explicaçoes.
Vejo que eis apaixonado por fotografias, em lugares exuberantes.
Estou admirado.
Roberto Amâncio
Anônimo
26 set 2014Belíssimo trabalho, parabéns.
luiz iglesias
12 jul 2011temos uma gruta subimersa no rio roncador batizada como o utero uma esplozão de aguas portodos os lados.muinto muinto bonita e depois a volta pela estrada hestorica do garimpo atrversando 5 rios de toyota…um pedaso da hestoria da chapada…luiz paru´guia do pantano…
luiz iglesias
12 jul 2011http://www.marimbus.com criador do roteiro… veja o estorico… Paru, guia do pantano…
Carlinhos
28 jun 2011Valeu velho, foi muito legal a companhia dos compadres.
Um grande abraço
Ritinha kruschewsky
28 jun 2011Nery adorei as fotos, principalmente as da Chapada. O colorido da China é perfeito, e o silêncio da chapada é deslumbrante. Foi um passeio que precisamos repetir com Louis Vuitton e tudo o mais. Bj grande em cumadi.
joaquimnery
27 jun 2011Obrigado. Depois vou mandar um resumo das fotos para vocês.
Verônica Almeida
27 jun 2011Tio Nery,
Adorei as fotos! Não imaginei que fossem ficar tão bonitas!
O passeio foi muito divertido!
Um beijo,
Verônica Almeida