Subindo o Rio Mekong
- 1822 Views
- joaquimnery
- 20 de junho de 2011
- 2
- Ásia Destaques Laos
25.04 – Luang Prabang

Pela manhã pegamos um tuc-tuc para o porto, alugamos um barco e navegamos no Mekong rio acima, por duas horas até chegarmos às Cavernas Pak Ou. O rio Mekong nasce na China, na região do Tibete e desce em direção à Indochina. Passa pelo Laos, Camboja, Tailândia e deságua no Vietnã, na cidade de Saigon.

Subindo o rio, nos encontramos com centenas de barcos que passam em duplo sentido, mostrando o quanto essa artéria é importante para o país.

Barcos transportam os produtos agrícolas da região e pessoas para todos os lados.
As Cavernas Pak Ou são formações calcáreas escavadas naturalmente na rocha, possuem no seu interior, centenas de Budas, de todos os tamanhos e estilos.

Servem como centro de peregrinação para budistas do Laos que sobem e descem o rio e têm em Pak Ou um ponto de parada obrigatório.

A volta para Luang Prabang é a favor da correnteza, por isso é mais rápida. Leva aproximadamente 1,5h.

Nas ruas de Luang Prabang é comum nos encontrarmos com centenas de monges e noviços budistas. Os noviços são normalmente recrutados em famílias mais pobres e vão para os mosteiros onde têm a possibilidade de estudar e são amparados socialmente. Quando atingem 20 anos precisam optar sobre continuar ou não a dedicação ao budismo. Caso continuem se tornam monges e passam a ter muitas outras obrigações.

Caso um noviço decida desistir da vida de dedicação religiosa, isso não significa que ele virou as costas para o budismo. Continua praticando a sua religião, mas como um cidadão comum. Pode casar, ter filhos e segue a vida normalmente.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
30 dez 2012Ana Lucia,
Que bom que você gostou do blog. A viagem que fizemos ao sudeste asiático foi incrível. Começamos pelo interior da China, na província de Kumming, depois entramos pelo Laos e terminamos na Tailândia. Pesquise no blog, outros posts sobre esses destinos, acho que você vai gostar. Os da China são maravilhosos. Tenho uma Agência de Viagens: a Via Alegria (www.viaalegria.com.br) e teremos o maior prazer em poder divulgar e tentar vender os pacotes de vocês. Se precisar de alguma ajuda, não deixe de me contatar (71)9191-4545 ou (71)3797-6118.
Um abraço,
Joaquim Nery
analukalil
28 dez 2012Caro Joaquim,
Essa internet sempre e ainda me fascina!
Sou gerente de marketing de uma operadora de turismo paulistana que está prestes a lançar destinos do sudeste asiático. Portanto, para entender um tanto mais de história, geografia, cultura, “astral” dos países desta região, comecei a pesquisar e “surfar” na net.
Para meu deleite, conheci seu blog. Delícia de leitura! Pena que depois de Luang Prabang, passei para a Chapada Diamantina. Não que não me interessem os destinos nacionais, mas é que seus posts sobre o Laos são, além de bem escritos, adornados por fotografias admiráveis.
Espero que possamos estabelecer contato e aproveito para desejar um excelente ano de 2013, com muitas viagens pelos caminhos!