A Península de Maraú
- 1601 Views
- joaquimnery
- 21 de março de 2020
- Bahia Brasil Destaques
A Baía de Camamu
12 de março de 2020
A Península de Maraú fica na região turística da Bahia denominada de Costa do Dendê, 180 km a sul de Salvador. Ajuda a formar a Baía de Camamu, a terceira maior do Brasil. Separando a baía do mar aberto da costa atlântica. Hoje é um dos principais destinos turísticos do Estado.

As praias são maravilhosas. Do lado de dentro da Península, na Baía de Camamu, existem várias ilhas com praias de mar calmo e ambiente paradisíaco. Do lado de fora as praias de mar aberto são cercadas por recifes de corais que formam piscinas naturais deliciosas, sobretudo quando a maré está mais baixa. Os melhores períodos para os visitantes são os correspondentes às luas nova ou cheia, quando a maré possui uma maior amplitude, vaza bastante e as piscinas ficam mais visíveis.

O principal acesso para a Península de Maraú é pela BA 030. A estrada é péssima. Não é pavimentada e quando chove fica totalmente esburacada. Recomenda-se ir de carro 4X4. São 66 km desde Itacaré até Barra Grande, que fica ao lado do Farol da Ponta de Mutá, na extremidade da Península.

A outra forma de chegar no coração da Península de Maraú é seguir de carro até a cidade de Camamu, deixar o carro por lá e pegar uma lancha rápida até Barra Grande. Existem várias alternativas para estacionamentos seguros e transportes de lancha. É a melhor forma, mas tem o inconveniente de não ficar com o carro na península. Os táxis na península são caros, mas existem muitas opções. Além disso, é comum o uso das “jardineiras”, um sistema de transporte coletivo da região, que adapta caminhonetes e tratores com esse objetivo. Com os buracos da estrada, as “jardineiras” sacodem muito e isso gera algum incômodo.

Taipu de Fora
A praia mais famosa da península é Taipu de Fora, onde as piscinas naturais formam um espetáculo à parte. São quase 5 quilômetros de uma praia espetacular, que fica ainda mais bonita quando a maré está vazia. A prática de snorkeling é muito comum nas piscinas naturais.

Barra Grande é a maior vila da Península de Maraú e a de maior infraestrutura turística. É o principal portão de entrada para os turistas que procuram esse paraíso. A vila não tem calçamentos nem asfalto e isso é motivo de orgulho para os moradores que trabalham com turismo na região. Originalmente era uma pequena vila de pescadores, mas hoje as pousadas, restaurantes e casas de veraneio se multiplicam por todos os lados.
Estava chovendo muito em Barra Grande e não conseguimos nem caminhar pela vila. Depois de esperar para ver se a chuva passava, decidimos pegar um táxi e seguimos para a praia de Taipu de Fora. Os táxis cobram R$60,00 por trecho para os 8 km até Taipu de Fora na estrada esburacada da península. Seguimos direto para o famoso Bar das Meninas, o melhor do lugar. O bar é charmoso e fica na melhor localização da praia de Taipu de Fora. O serviço se estende para a praia em espreguiçadeiras e mesas bem posicionadas.

Mesmo com chuva, queríamos conhecer a praia de Taipu de Fora, pois a previsão do tempo era de que haveria chuva forte em todo o final de semana. Seguimos para lá e a chuva não deu trégua. Fizemos algumas fotos da parte interna do Bar das Meninas.

Voltamos para a Pousada Villa Balidendê e descansamos um pouco à tarde ao som da chuva que caia forte. À noite fomos jantar no Restaurante A Tapera, um bom restaurante de comida baiana.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.