BETO CARRERO, UM EMPREENDEDOR BRASILEIRO
- 3943 Views
- joaquimnery
- 23 de março de 2019
- Brasil Santa Catarina
15 de março de 2019
Estávamos em Balneário Camboriú para um final de semana entre amigos. Erámos um grupo grande, com crianças e adolescentes de várias idades. Decidimos passar a sexta-feira no Parque Beto Carrero, que fica a 36 km de Balneário, na beira da BR 101, mais precisamente numa pista derivada da estrada, denominada de Rodovia Beto Carrero, no município de Penha, em Santa Catarina.

Camboriú é uma excelente alternativa de hospedagem para quem quer conhecer o Beto Carrero World, apesar de existirem, hoje, hotéis instalados na periferia do Parque ou nas cidades vizinhas. Para quem fica hospedado em Balneário, os hotéis oferecem traslados e combos de transporte com ingresso, mas se você aluga um carro, existem amplos estacionamentos no lugar. O aeroporto mais próximo é o de Navegantes, que fica a 13 km do Beto Carrero World.

O Parque funciona de quinta a domingo, das 9h às 18h. Na alta estação e em feriados especiais como Semana Santa e Dia das Crianças, funciona a semana inteira. Para quem vai assistir ao show O Sonho do Cawboy, o Parque só fecha às 19h. O valor do ingresso depende muito da época do ano que se vai e o que se quer fazer, da faixa de idade do usuário, de quantos dias de diversão, etc. É sempre bom consultar o site oficial www.betocarrero.com.br para fazer o orçamento com o calendário já definido. Existem vários serviços e brinquedos no interior do Parque, que são cobrados à parte, portanto no momento de tomar a decisão é preciso saber o que se quer fazer.

O parque Beto Carrero World foi inaugurado em 1991, a partir do sonho e espírito empreendedor do publicitário João Batista Sérgio Murad, que criou o personagem Beto Carrero nos anos 80. Beto Carrero era um cowboy simpático que amava os animais. Exímio cavaleiro e com um chicote implacável para combater o mal. Murad além de publicitário, era empresário. Ajudou a criar e se tornou produtor do grupo Os Trapalhões onde conseguiu inserir “Beto Carrero” nos shows da trupe. Vestido de cowboy, montava num cavalo poderoso e estalava o seu chicote. Criou um circo e percorreu o Brasil com um sucesso retumbante.

Murad, com a sua visão empreendedora, viu a oportunidade de adquirir uma grande área não utilizada, na periferia da cidade de Penha, no litoral norte de Santa Catarina, e assim. Começou o sonho de desenvolver um parque temático para o seu personagem Beto Carrero, bem no estilo Walt Disney. Ao longo da sua história, o Parque passou por momentos bem distintos. Enfrentou graves crises financeira e a morte do seu idealizador. João Batista Murad morreu precocemente em 2008, aos 70 anos, após uma cirurgia cardíaca, mas deixou o seu personagem para uma vida longa e de sucesso.

BETO CARRERO WORLD – PARTE 1
Hoje em dia, o Parque Beto Carrero World é robusto e quase completo. O maior da América latina e o quinto maior do Mundo, já recebeu mais de 10 milhões de visitantes ao longo da sua história, realizou investimentos de mais de U$ 120 milhões em atrações. Possui Montanhas Russas, brinquedos de água, Jardim Zoológico, shows maravilhosos e conta com a parceria da Dreamworks, que inseriu fortes personagens na sua estrutura, como Shrek, o Ursinho Panda e a trupe de Madagascar. Existe uma grande área ainda disponível para a ampliação futura do Parque, e eles estão sempre anunciando atrações para o futuro.

A visita ao parque e o aproveitamento de toda a sua estrutura pode ser feito em um, dois ou em vários dias. Existem atrações suficientes para isso. Eles conseguem inclusive, vender tickets anuais para famílias que usam o Parque como uma opção de lazer contínua. É excelente, sobretudo para crianças menores e pelos shows que conseguem manter um bom padrão de qualidade.

As filas são grandes e demoradas, por isso, um dia de Parque pode não ser suficiente para todos os brinquedos ou mesmo para os essenciais. Você pode adquirir um “Fast Pass”, é uma espécie de acesso VIP, que fura as filas e permite passar na frente da maioria. Isso encarece o orçamento pois o “Fast Pass” é pago, mas vale a pena se não tivermos tempo suficiente. Ele pode ser usado em 8 brinquedos por dia, normalmente os mais concorridos. No mapinha que é distribuído na entrada do Parque aparecem sinalizados, quais as atrações que têm direito ao “Fast Pass”.

Eles vendem também um “Acesso Garantido”, que é um ticket para os shows para quem não quer correr o risco de bater de frente com uma lotação esgotada. Como os shows do Beto Carrero World são muito concorridos, isso pode acontecer.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.