A Escadaria Selarón
- 1681 Views
- joaquimnery
- 23 de janeiro de 2022
- Brasil Rio de Janeiro Super Destaque
29 de outubro de 2021
O Bairro de Santa Teresa
Descemos do Mirante Dona Marta e passamos pelas ruas históricas e boêmias do Bairro de Santa Teresa, com seus casarões do século XVIII. Uma das atrações do bairro é o Bondinho de Santa Teresa, que funciona como transporte público para moradores e turistas e passa por cima dos Arcos da Lapa. Funciona desde 1877.

O bairro de Santa Teresa fica na região central do Rio, encravado na montanha, é famoso pela boemia, os bares e restaurantes são procurados pelos visitantes e o Carnaval é bastante movimentado.

A Escadaria Selarón
Na parte baixa do Bairro de Santa Teresa, fica a Escadaria Selarón, ligando o bairro de Santa Teresa à Lapa. Mais um ponto turístico imperdível do Rio. Apesar de ser uma obra recente, desde 2005, a escadaria foi tombada pela Prefeitura do Rio de janeiro. É uma obra de rua do artista chileno Jorge Selarón.

Existem na escadaria, 215 degraus, com 125 metros de extensão, cobertos por mais de 2 mil azulejos, recolhidos em mais de 60 países e que foram doados a Selarón pelos visitantes. Os azulejos foram cuidadosamente colocados na escadaria, formando mosaicos coloridos. Muitos deles reproduzem obras de arte do mundo inteiro. Muitos dos azulejos foram pintados à mão pelo artista Selarón.

Uma boa estratégia para visitar a Escadaria Selerón aproveitando melhor cada detalhe é parar o táxi ou Uber, na parte de cima da escadaria e descer lentamente contemplando essa excelente obra de Street Art, que já se integrou à paisagem carioca.

O artista chileno Jorge Selarón foi encontrado morto, com o corpo carbonizado, na sua escadaria em janeiro de 2013. Os motivos do assassinato nunca foram totalmente esclarecidos.

Os Arcos da Lapa
Já que estávamos na Lapa, passamos ao lado dos Arcos da Lapa para fazer algumas fotos antes de seguir para o centro do Rio. Os Arcos servem de estrutura para o Aqueduto da Carioca, que foi construído no período colonial. Se tornou um cartão-postal da cidade.

O aqueduto trazia as águas do Rio Carioca para a cidade do Rio de Janeiro, até o Largo da Carioca. Apesar do projeto ter sido idealizado no século XVII, ele só foi inaugurado com o formato atual em 1747. No final do século XIX, os arcos passaram a ser utilizados como viaduto para os novos bondes de ferro.

A Catedral Metropolitana do Rio de janeiro
Dos Arcos da Lapa, seguimos para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, ou Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, a última visita que fizemos nesse pequeno tour pela capital fluminense. A Catedral fica no centro do Rio. É uma obra moderna, com uma arquitetura imponente e que foi inaugurada em 1979. Possui um formato cônico, com 106 metros de diâmetro na base e 75 metros de altura externa. Pode abrigar 20 mil fiéis em pé.

O grande destaque arquitetônico e de efeito artístico da Catedral, é o conjunto de vitrais coloridos, que dão movimento e efeitos visuais ao estilo reto e sóbrio da sua estrutura. O projeto é do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca.

No centro do Rio, a Catedral impressiona e ocupa um espaço imponente que marca a cidade.

Depois de visitar a Catedral, voltamos para o hotel, pois tínhamos um compromisso no final da tarde. À noite fomos jantar no excelente e descolado restaurante Nosso Ipanema, localizado no coração do bairro.

A viagem continua no post a seguir:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.