Avistando a Baía de Guanabara
- 1243 Views
- joaquimnery
- 23 de janeiro de 2022
- 2
- Brasil Rio de Janeiro Super Destaque
Os Mirantes do Parque Nacional da Tijuca
29 de outubro de 2021
Mirante Dona Marta
Estávamos no Rio de Janeiro e tiramos o dia para passeios turísticos. Saímos de uma visita ao Morro do Corcovado e ao Cristo Redentor. Na descida paramos no Mirante do Heliporto, fica no alto do Morro Dona Marta, um dos pontos imperdíveis do Rio de Janeiro, ao lado do Corcovado, entre Laranjeiras e Botafogo. Possui vistas espetaculares do Rio de Janeiro, abrangendo desde a Zona Sul até a Zona Norte da cidade. Uma vista para cartão postal.

Em dias claros, sem nebulosidade, podemos ter uma excelente vista e foto do Cristo Redentor e do Morro do Corcovado.

Ali bem pertinho fica um outro mirante espetacular, no coração do Parque Nacional da Tijuca. O Mirante Dona Marta, um dos lugares mais visitados do Rio de Janeiro, com uma vista espetacular da Baía de Guanabara, com o Morro do Pão de Açúcar como foco principal. É uma das melhores vistas do Rio de Janeiro e fácil de chegar. Existe estacionamento ao lado.

A Baía de Guanabara
A geografia do seu contorno da Baía de Guanabara faz com que ela seja uma das mais belas do mundo. Os grandes blocos graníticos enfeitam a baía. O maior deles é o Morro do Pão de Açúcar, que juntamente com o Morro Cara de Cão, à sua frente, quase fecham a porta da baía. A entrada é relativamente estreita para o seu porte interno. Possui apenas, 1,5 Km de “boca”. No interior da baía, ela pode chegar a 28 Km de largura.

No meio da baía, fazendo a ligação entre o Rio de Janeiro e Niterói, fica a Ponte Presidente Costa e Silva ou Ponte Rio-Niterói, inaugurada em 1974, durante o período do “Milagre Econômico Brasileiro”. Na época era a segunda maior ponte do mundo, com 13,3 Km de extensão.

Os Morros da Urca e Pão de Açúcar
O maior símbolo da Baía de Guanabara é o conjunto formado pelos Morros da Urca e do Pão de Açúcar, que estão entre os pontos turísticos mais visitados da cidade. O acesso aos morros se dá pelo bairro da Urca. Juntamente com o Cristo Redentor, formam os maiores cartões postais da cidade. Pra chegar ao alto do Morro do Pão de Açúcar, com 396 metros de altitude, existe um teleférico, inaugurado em 1912 e que é o principal meio de acesso a esse local especial da cidade. O primeiro “degrau” do bondinho é o Morro da Urca, de onde se tem belas vistas da cidade e um complexo de lazer.

Leia mais no post a seguir:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
23 jan 2022Gerson,
Obrigado pela sua participação. Não dei esse enfoque, mas entendo que é algo terrível e lastimável, de solução complexa, mas que precisa ser enfrentada. Um abraço
Gerson Augusto Gastaldi
23 jan 2022Prezado Joaquim Nery!
Maravilhas à parte, digo ao Gilberto Gil que o Rio de Janeiro NÃO continua mais lindo como antigamente. Quando avisto hoje a Baía de Guanabara, sinto o meu estômago revirar para uma quase convulsão võmica. É tanta sujeira, dejetos indissolúveis, óleo queimado enegrecendo as águas da baía, embarcações poluentes, destroços desconhecidos, pneus, lixo orgânico com fezes e sacos degradáveis de comida lançados no oceano. O ser humano, digo com fé e lágrimas no coração: matou uma das maravilhas do Rio de Janeiro. No entanto, parte desse desastre semii-ecológico deve-se à omissão das autoridades navais, que relegam ao Cristo-dará qualquer patrulhamento ou medidas cautelares à proteção deste santuário turístico. Lamentável, caro amigo! É de matar!