O Vale do Capão e a Cachoeira da Fumaça
Em nosso segundo dia na Chapada Diamantina, fizemos contato com um guia que havia nos acompanhado no ano passado (Roney) e seguimos pela manhã bem cedo para o nosso primeiro grande programa. O destino era o Vale do Capão.

O Vale do Capão fica no município de Palmeiras, distante cerca de 50km de Lençóis. Palmeiras é uma cidadezinha pequena, com cerca de 9.000 habitantes, e que mantém o charme de ter sido um dos centros de mineração do diamante na Chapada. A cidade estava toda decorada para o São João. De lá são mais 20km de estrada de barro até o Vale do Capão.


Quando chegamos ao Vale do Capão, a paisagem é impactante. Todo o Vale é cercado pela Serra do Sincorá e as formações rochosas formam um horizonte mágico.

Foi essa paisagem mágica que atraiu a partir da década e 70, para o Vale do Capão, várias comunidades alternativas, em busca de um maior contato com a natureza e fugindo do estilo de vida das grandes cidades. Muitos daqueles que foram para o Capão nos anos 70 ainda estão por lá, e hoje, alguns se beneficiam do turismo que cresceu muito na região.

O nosso objetivo maior no Capão era seguir pela trilha da Cachoeira da Fumaça. Uma das mais radicais da Chapada Diamantina. A trilha parte da Vila do Capão e sobe rapidamente por uma trajetória íngreme e difícil.

São 350m de subida, até chegar um platô que se estende por mais 6 km. A subida radical fazia com que parássemos com frequência para recuperar o fôlego.

Na parte mais alta, a contemplação das flores da Chapada amenizava o esforço da caminhada. Esse período estava muito seco e havia a possibilidade de não haver água na Cachoeira da Fumaça.


Duas horas depois de iniciarmos a subida, chegamos na Cachoeira da Fumaça. O esforço foi intenso, mas valeu a pena. A vista que se tem do vale abaixo da Cachoeira da Fumaça é encantadora.

A Cachoeira da Fumaça, originalmente era chamada de Cachoeira Glass, em homenagem ao piloto americano que divulgou pela primeira vez a sua existência, na década de 70. Hoje é conhecida como a Cachoeira da Fumaça, pois de tão alta, ela evapora no ar. A cachoeira cai, mas não chega embaixo.

A Cachoeira da Fumaça possui aproximadamente 380m de altura. No seu topo é perigoso ficar em pé. Os guias nos orientam a deitar para observar a queda d’água. A sensação é uma mistura de emoções.

Depois de passarmos cerca de 1h observando a Cachoeira da Fumaça, pegamos o caminho de volta. A decida é tão difícil quanto a subida. O impacto da trilha acidentada nos joelhos e tornozelos é grande. Quando chegamos embaixo o corpo estava todo dolorido. Foram seis horas de dura caminhada.

Na decida a paisagem é marcada pela presença do Morrão, um “testemunho” geológico do trabalho de erosão que dominou a região da Chapada ao longo do tempo.

Seguimos para a Vila do Capão. A vila é um charme e a áurea alternativa está por toda a parte. Cidadãos do mundo inteiro vivem aí no Capão. Muitos prestam serviços e abriram negócios sustentáveis. Foi o caso do Suíço Thomas, que possui a mais famosa pizzaria do Capão. No cardápio a curiosidade é terem apenas dois sabores. A pizza salgada e a pizza doce.

Curtimos um pouco dos encantos do Vale do Capão e voltamos para Lençóis, pois amanhã tem mais trilhas e Chapada. À noite ficamos na beira da piscina do hotel, pois o corpo estava doído e não tivemos ânimo para o forró da praça.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (7)
abilio
04 jul 2015A chapada é o lugar que Deus escolheu para morar.
MARCOS NTADEU ARAUJO SILVA
24 jun 2015TENHO COMO PROPOSITO ACREDITAR QUE TODO SER HUMANO TEM SUA CENTELHA DIVINA ADORMECIDA, E, QUANDO ENTRAMOS EM CENTELHA DIVINA…DEUS…COISAS SOBRENATURAIS ACONTECEM,,,ESTA É A MINHA PROPOSTA.NÃO FALONTATO COM ESTA CO…, REPITO, JAMAIS FALO SOBRE RELIGIÃO FALO SOBRE VIDA,,,ASIM COMO,,,NA SEGUNDA-FEIRA QUANDO O DIA AMANHECE, E VOCE NÃO SABE O QUE FAZER COM TANTOS B.OS PARA RESOLVER…….NÃO FALO SOBRE RELIGIÃO, E, DESAFIO…QUALQUER UM A ME MOSTRAR NA BIBLIA UMA SÓ PASSAGEM SOBRE ISTO…FALO DE VIDA….SABE QUAL A DIFERENÇA DE QUEM ESTA NO IML AGUARDANDO O CARRO DA FUNERARIA, É PORQUE ELES NÃO TEM MAIS VIDA…É DE VIDA QUE EU FALO…
*TENHO UM BLOG…ME BRINDE COM SUA VISTA…E,,VOCE VAI ENTENDER DO QUE FALO…FALO SOBRE GENTE…
HAVE PURPOSE AS TO BELIEVE THAT ANY HUMAN BEING HAS HIS DIVINE SPARK ASLEEP , AND WHEN WE ENTER INTO DIVINE SPARK … GOD … SUPERNATURAL THINGS HAPPEN ,,, THIS IS MY PROPOSTA.NÃO FALONTATO WITH THIS CO … REPEAT EVER TALK ABOUT RELIGION TALK ABOUT LIFE ,,, ,,, ASIM AS THE MONDAY WHEN dawns DAY, AND YOU DO NOT KNOW WHAT TO DO WITH SO MANY B.OS TO SOLVE ……. DO NOT SPEAK ABOUT RELIGION , And … CHALLENGE ANYONE SHOW ME THE BIBLE IN ONE PASS ON THIS … LIFE SPEAK …. KNOW WHAT TO WHOM THIS DIFFERENCE IN IML AWAITING THE CAR OF FUNERARIA , it IS WHY THEY DO NOT HAVE MORE LIFE … LIFE iS WHAT I TALK …
lachicavegana
05 out 2013olá, como se chama essa comunidade vegan?! gratidão
O CÂNION DO ITAIMBEZINHO | Um Pouquinho de Cada Lugar - Joaquim Nery
19 mar 2013[…] http://joaquimnery.wordpress.com/2012/07/04/o-vale-do-capao-e-a-cachoeira-da-fumaca/ […]
silver price
10 jul 2012Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre ou o deslumbrante Poço Encantado . Mas são tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras. A Chapada abriga, em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão . Os dois pontos mais altos da Bahia estão na Chapada: o Pico do Barbado com 2.033 metros (o mais alto do nordeste ) e o Pico das Almas com 1.958 metros.
Dione
09 jul 2012nice, informative and educational post and the most interesting and informative post i’ve ever seen, so the post bookmarked my browser for futurehttp://www.oiemail.org
Estela
07 jul 2012when i come to your blog i always get interested on what you had written.http://www.cinemacuritiba.com