Peixes da Amazônia
- 18961 Views
- joaquimnery
- 17 de maio de 2015
- 6
- Amazonas Brasil
22 de abril de 2015.
Na volta para o barco assistimos a mais uma palestra, antes do almoço. Desta vez foi sobre os peixes da Amazônia. Aprendemos que muitos dos peixes amazônicos se alimentam das frutas que caem nos rios e com isso ajudam a disseminar as sementes e consequentemente na multiplicação e renovação da floresta.

O Tambaqui é um dos mais importantes na culinária amazônica. É o peixe das grandes festas familiares. Possui uma costela grande e gordurosa que pode ser assada, como um churrasco. É mais comum nas águas barrentas e portanto no Rio Amazonas.

O Jaraqui é um peixe saboroso, fácil de pescar e barato. Possui muitas espinhas e esta é uma característica do Jaraqui. Um dito popular da Amazônia diz que: “Quem come o Jaraqui, jamais sairá daqui”.

O Candiru é temido e existem relatos terríveis sobre ele. É um pequeno peixe que pode entrar no corpo humano pela ureter, tanto das mulheres como dos homens. Possui de 3 a 4 cm. Nas mulheres pode chegar até o útero e só é extraído com cirurgia.

O Poraquê é outro que os amazonenses temem bastante. É o peixe-elétrico. Uma enguia com até 2 metros de comprimento. Produz uma descarga elétrica violenta, de alta voltagem. Costumam encostar nas árvores dos igapós, onde o choque elétrico é tão forte que as árvores tremem e derrubam os frutos dos quais ele se alimenta.

As Arraias também são temidas e muito comuns na Amazônia, onde existe uma variedade de 10 tipos diferentes. O ferrão da arraia, quando alguém pisa em cima, produz uma dor insuportável.

O Tucunaré muitos dizem que é o peixe muito saboroso da Amazônia e no Brasil aparece em várias outras bacias hidrográficas. É bastante desejado pela pesca esportiva.

A característica do Aruanã é se alimentar de presas vivas fora da água.

O Pirarucu é um espécie de rei dos rios da Amazônia. É o maior peixe de escama de água doce do mundo, pode chegar a 3 metros de comprimento. A sua carne é bastante saborosa. Como é um peixe grande, havia o hábito de salgar a carne do pirarucu para armazenamento, por isso é apelidado de o bacalhau da Amazônia

Existem 17 tipos diferentes de piranhas na Amazônia. É um peixe carnívoro, mas somente se constitui numa ameaça em ambientes desequilibrados ecologicamente, o que não é o caso da Amazônia.

O Boto-cor-de-rosa é uma das preciosidades da Amazônia. A origem do boto está ligada ao Oceano Pacífico. Quando a Cordilheira dos Andes começou a se erguer, parte das águas da antiga Amazônia, que corria para o Pacífico, foram desgarradas e começaram a correr para o Oceano Atlântico. O boto veio junto com as águas.

É um mamífero dócil e de fácil convivência com os humanos, a cabeça e o corpo são bastante flexíveis. Dobra o corpo todo, mas não costuma fazer acrobacias. Vive entre 30 e 40 anos, começa e reproduzir a partir dos 8 anos e tem crias de 3 em 3 anos.

O Piraiba é o maior bagre da Amazônia, é apelidado de o Tubarão da Amazônia.

O Acara Disco é um dos mais populares peixes ornamentais da Amazônia. É aquele amarelo e preto dos aquários.

O Cardinal é também um peixe ornamental. A principal área de captura desses peixes ornamentais é a cidade de Barcelos, no alto Rio Negro, considerada a capital Mundial do peixe ornamental.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (6)
EduardoG
17 nov 2020Legal. Mas o boto cor de rosa é feio e deformado. Envergonha a ordem dos cetáceos 😉
Igor
29 ago 2018Shouuuw de bola, ajudou bastante com o trabalho de escola !!!
Jairo Fonseca souto
07 mar 2018Lindo trabalho
Samuel Oliveira
30 maio 2017muito bom o site! bem objetivo!
João da Silva
06 dez 2016Muito bom seu artigo. Ele mostra de maneira resumida informações importantes sobre cada uma das espécies citadas além do boto.
usastonehenge
17 maio 2015Republicou isso em usastonehenge.