A comunidade indígena Kambeba
- 3960 Views
- joaquimnery
- 10 de maio de 2015
- 3
- Amazonas Brasil
22 de abril de 2015.
Saímos pela manhã, do Iberostar Grand Amazon, para uma visita à Comunidade Indígena Kambeba, nas margens do Rio Cuieiras. O objetivo era interagir com os índios e visitar as escolas existentes na comunidade.

A primeira visita foi a uma escola patrocinada pela iniciativa privada. Três empresas apoiam o projeto: O Bradesco, a Samsung e a Coca-Cola. A escola possui uma infraestrutura completa de informática. A Samsung disponibilizou a tecnologia. As aulas são preparadas por instituições sediadas em Brasília e enviadas para a comunidade por internet. São aulas de ensino à distância e o conteúdo é do Ensino Médio. Alguns monitores auxiliam os alunos com as aulas e tiram dúvidas sobre o conteúdo.


No momento em que visitamos a escola, o ano escolar ainda não havia começado e estávamos no final de abril. A justificativa, infelizmente, era denúncias sobre corrupção envolvendo o transporte de alunos das comunidades ribeirinhas. Existem os barcos de transporte escolar que saem recolhendo alunos num raio de até 30 km ao redor da comunidade. Parece que as denúncias estavam relacionadas a superfaturamento de combustível.

Seguimos até a comunidade indígena Kambeba para visitar a escola municipal, que estava funcionando. Atende a 27 alunos do ensino fundamental. As crianças indígenas nos receberam com festa.



Visitamos também o posto de saúde da comunidade, com instalações bastante precárias. Existe uma pequena farmácia, uma sala de primeiros socorros e nada a mais que isso.

Depois seguimos até a aldeia e interagimos com alguns índios da comunidade. A impressão que tivemos era de harmonia e felicidade entre todos.

Os índios armaram uma pequena feira de exposição de produtos artesanais. Tudo muito simples.


Na saída os pequenos foram nos acompanhando até os barcos, numa procissão em festa.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (3)
getuliogregori
11 maio 2015Republicou isso em Fonte da arte.
MariaLDário
11 maio 2015Republicou isso em MariaLDario's Bloge comentado:
515 anos da ‘Descoberta’ do Brasil
MariaLDário
11 maio 2015Muito obrigada por suas postagens, Joaquim Nery.