A orla de Atalaia em Aracaju
- 7361 Views
- joaquimnery
- 16 de janeiro de 2017
- 2
- Brasil Sergipe
28 de dezembro de 2016
A orla de Aracaju
Começamos o segundo dia da nossa “road trip” pelo litoral do Nordeste, com uma deliciosa caminhada na orla de Aracaju, que está muito bem cuidada. Dezenas de pessoas na cidade fazem o mesmo todos os dias. Em frente à Praia de Atalaia existem muitos hotéis. O nosso ficava um pouco distante. Pegamos o carro e fomos para lá. Muito fácil para estacionar.

Um bom lugar para passear
Aracaju é a menos populosa das capitais nordestinas, com aproximadamente 650 mil habitantes em 2016. A orla impressiona pela beleza e pela quantidade de equipamentos que dispõe. São quilômetros de ciclovias e passeios largos, com muitos espaços de lazer para a família. Espaço infantil, restaurantes, praças para atividades físicas e muito mais.

Entretenimento e lazer
A Orla fica em frente à Praia de Atalaia e é um dos pontos mais frequentados e fotografados pelos turistas que vão para a cidade. É um grande centro de entretenimento e lazer. A parada principal para a fotografia é em frente ao nome da cidade. Aí também ficam os arcos que foram construídos para marcar a fundação da orla de Atalaia. Os maiores possuem 10 metros de altura.

A orla de Atalaia
Na Orla da Atalaia existe uma infra-estrutura completa de lazer, com quadras poli-esportivas, campos de futebol, quadras de tênis, pista de skate, paredes de escalada, área para piqueniques, lagos para canoagem e pedalinhos, praça de eventos, centro de artesanato, além de uma sede do Projeto Tamar. Os sergipanos consideram a sua orla como a mais completa do Brasil.

Uma praia extensa e de água quente
Para o acesso à praia existem grandes passarelas de madeira que levam até a areia. A Praia de Atalaia é extensa e a água é quente. O mar é um pouco escuro, em função da grande quantidade de água doce que deságua aí perto, através do Rio Sergipe.

O Monumento aos Formadores da Nacionalidade
Na caminhada passamos em frente ao Monumento aos Formadores da Nacionalidade, construído para homenagear alguns personagens importantes da história do Brasil. Estão representados aí, Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), Zumbi dos Palmares, Dom Pedro II, José Bonifácio de Andrade e Silva, Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Duque de Caxias, Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, entre outros.

Espaço de Convivência Cultural
Existem outras esculturas na orla. No Espaço de Convivência Cultural, perto da praça dos arcos, aparecem estátuas de bronze de alguns cidadãos importantes para a cultura sergipana, como Tobias Barreto, filósofo e escritor e Horácio Hora, importante pintor do Romantismo brasileiro.

Seguimos para Maceió
Depois da caminhada, voltamos ao hotel para o café-da-manhã e em seguida, partimos com destino a Maceió.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
Perolina Rodrigues do Amaral manoel
20 nov 2017Adorei ver as fotos de Aracaju, em breve estarei aí, tudo lindo, adoro lugares assim.
De cara eu já posso dizer, EU AMO ARACAJU
Maria de Jesus
10 mar 2017Adorei as informações sobre Aracaju, não sabia nada sobre essa cidade.