Um breve tour pelo Rio de Janeiro
- 496 Views
- joaquimnery
- 16 de janeiro de 2022
- Brasil Rio de Janeiro Super Destaque
Começando um passeio turístico pelo Rio de janeiro
29 de outubro de 2021
Estávamos no Rio de Janeiro, onde fomos visitar um casal de amigos, Beatriz e o tio querido, jornalista e escritor Sebastião Nery. Sempre bem humorado e com conversas inspiradoras. Do Rio seguimos para uma “road trip” pela estrada Rio-Santos onde visitamos Paraty e Ilhabela.

No Rio ficamos hospedados na orla de Copacabana, no JW Marriot Hotel, localizado no coração da praia de Copacabana, numa torre totalmente reformada, com uma excelente vista para a orla mais famosa do Brasil.

Copacabana é um dos lugares mais icônicos do Rio de Janeiro e de fama internacional, atrai milhares de turistas que se deliciam com o famoso calçadão pavimentado com pedra portuguesa com desenho de ondas e com uma extensa praia, onde os esportes de areia compõem com o mar o lazer principal dos cariocas.

Chegamos à tarde e escolhemos jantar no Restaurante Chez Claude, do renomado chef francês Claude Troisgros. O Chez Claude fica no Leblon, possui uma decoração simples, com uso parcial da calçada para completar o salão. O destaque da arquitetura é a cozinha aberta no meio do salão, que permite aos clientes acompanhar a montagem e preparo dos pratos. O cardápio internacional segue uma tendência da culinária francesa. O Chez Claude é uma bela experiência gastronômica descolada no Rio de Janeiro. Tivemos a sorte de encontrar o chef e “tietar” um pouco, levando uma foto de lembrança para casa.

30 de outubro de 2021
O Morro do Corcovado
Decidimos aproveitar o dia para visitar alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro. Contratamos um taxista na frente do hotel e seguimos direto para o Cristo Redentor. Só teríamos até as 16h para ver alguns pontos de interesse. O nosso motorista/guia foi o Tony, presidente da Força Flu, torcida organizada do Fluminense, conhecido como Balu. O Tony foi excelente, nos deu um monte de dicas, abriu portas e encurtou caminhos. Valeu muito a pena. Quando comecei a escrever esse texto, em janeiro de 2022, recebi a triste notícia sobre a morte do Balu. Sofreu um mal súbito, que resultou num acidente com o seu carro e o Balu não resistiu. O Fluminense perdeu uma liderança e um torcedor apaixonado e o Rio um bom profissional de turismo, à família de Balu e à @forcaflu_oficial https://www.instagram.com/forcaflu_oficial/ fica esse reconhecimento e os meus sentimentos.

Decidimos começar por uma visita ao Morro do Corcovado e ao Cristo Redentor. O Morro do Corcovado fica no Parque Nacional da Tijuca, considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo. O morro possui 710 metros de altura e pode ser observado de quase todos os cantos da cidade. Na parte mais alta fica a estátua do Cristo Redentor.

O acesso ao Cristo se dá por uma estrada de montanha que sobe o Morro do Corcovado até o centro de visitantes onde se adquire o ticket que dá acesso ao monumento. O Balu nos deixou no centro de visitantes e nos deu a dica sobre filas para preferenciais. Isso foi essencial, pois as filas eram grandes. Havia controle para passaporte da vacina contra a COVID-19. Do centro de visitantes, seguimos de van até a base das escadarias que dão acesso ao pé do Cristo, com 220 degraus. Hoje existem escadas rolantes e elevadores que auxiliam na subida.

O Cristo Redentor
A estátua do Cristo Redentor foi inaugurada em 1931. Foi idealizada pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construída em colaboração com o escultor francês Paul Ladowski e com o engenheiro Albert Caquot, na França, entre 1922 e 1931. O rosto foi criado pelo escultor romeno Gheorghe Leonida. É considerada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e foi eleita em 2007, numa votação popular, como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O monumento é feito de concreto armado e pedra sabão, possui 38 metros de altura. Os braços esticados possuem uma envergadura de 28 metros. A estátua pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo do Mundo e um dos maiores símbolos do Brasil.

Lá do alto do Morro do Corcovado existe uma vista privilegiada da cidade do Rio de Janeiro. Dá para ver alguns lugares especiais do Rio como a lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro do Pão de Açúcar, as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo, o Aterro do Flamengo, o Hipódromo da Gávea, o Maracanã e vários outros bairros e favelas do Rio de Janeiro.

É uma das atrações mais visitadas do Brasil, com mais de 2 milhões de visitantes por ano. Muitas vezes a vista lá de cima fica prejudicada pelas nuvens que cobrem a cidade. No dia que fomos estava assim. Precisamos ter paciência e aguardar alguns raros momentos em que o vento levava as nuvens e possibilitava belas vistas do Rio de Janeiro.

Leia mais sobre o Rio de Janeiro, no próximo post.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.