A Madri dos Bourbons
- 610 Views
- joaquimnery
- 11 de setembro de 2022
- Espanha Europa Super Destaque
Dia 23 de abril de 2022
O Palácio Real de Madri
Saímos do Mercado de San Miguel e seguimos em direção ao Palácio Real de Madri, encomendado pelo rei Filipe V, para substituir a antiga fortaleza que havia no local e pegou fogo em 1734. Serviu como residência da Família Real até 1931. Hoje em dia é utilizado pelo Rei para cerimônias oficiais. O interior do Palácio Real pode ser visitado e funciona como um museu. Possui uma decoração exuberante e requintada. Não entramos no Palácio. A fila de visitantes era muito grande e não tínhamos tempo para isso.

Paseo del Prado
Pegamos um táxi e seguimos para o Museu do Prado, na região do Paseo del Prado. Uma avenida larga, com muita área verde. Esta região de Madri é conhecida como a Madri dos Bourbons. toda a urbanização foi comandada pelos reis Bourbons. A principal atração do lugar é o complexo de museus, cujo mais importante é o Museu do Prado.

O Museu do Prado
O Museu do Prado possui a maior coleção do Mundo de pinturas espanholas, com destaque para as obras de Velazquez, El Greco, El Bosco e Goya. Possui também obras importantes de artistas italianos e flamengos, como Rubens. Nos jardins do Museu do Prado aparece uma bela estátua de Velazquez. Funciona num edifício neoclássico do final do século XVIII, projetado especificamente para esse fim. Foi inaugurado em 1819 para expor as coleções reais de belas artes e peças de decoração. O acervo reflete a importância da família real espanhola naquela época e nos séculos anteriores.

Diego Velazquez
Diego Velazquez é o queridinho do Museu e de toda Madri. Nasceu em Sevilha e viveu no início do XVII. Foi um dos mais importantes pintores da Espanha. Mestre do barroco e se tornou um artista universal. Passou a vida pintando retratos do rei e da sua família. Uma das obras primas do Museu do Prado, e sem dúvida a mais procurada pelos visitantes é, As Meninas, de Velazquez, de 1656, que retrata a Infanta Margarita cercada pela sua corte. Todas as lojas de suvenir de Madri têm alguma lembrança com detalhes de “As Meninas”.

El Bosco
Outro artista de destaque no Museu do Prado é El Bosco, um pintor excepcional. Possuía uma criatividade única. A sua obra, do final do século XV e início do século XVI, permanece com características bastante atuais. Nasceu nos Países Baixos, que na época pertencia à Espanha. Faz parte portanto, do grupo de artistas flamengos do Museu do Prado.

El Corte Inglés da Gran Via
Saímos do Museu do Prado e seguimos até a loja El Corte Inglés da Gran Via. No último piso existe uma excelente praça de alimentação, que vale a pena conhecer.

O Entre Santos
À noite seguimos andando até o Restaurante Entre Santos, uma indicação do concierge do hotel, que foi um verdadeiro achado. Tivemos uma noite deliciosa numa Botega tipicamente madrilenha. Jantamos aí e voltamos para o hotel que ficava próximo. O tempo em Madri ainda estava muito frio e chuvoso.

Leia mais em:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.