Madri, turismo, história e arte
- 1328 Views
- joaquimnery
- 20 de fevereiro de 2011
- Destaques Espanha Europa
Saímos de Portugal para a segunda etapa da nossa viagem à Península Ibérica. O destino agora era a Espanha e começamos por Madri. A capital da Espanha é uma cidade cosmopolita com mais de 3 milhões de habitantes. É uma cidade de avenidas largas, com um arcevo artístico e histórico sensacional.
Ficamos hospedados próximo à Praça de Cibeles, uma das mais belas da cidade. No centro da praça, uma fonte com a estátua da deusa romana Cibele. Ali bem pertinho ficam dois dos maiores e melhores museus do mundo: O Museu do Prado e o Centro de Arte Reina Sofia.

Esta região de Madri é conhecida como a Madri dos Bourbons. toda a urbanização foi comandada pelos reis Bourbons.
O Museu do Prado possui a maior coleção do mundo de pintura espanhola, com destaque para as obras de Velazquez e Goya, além de obras de Rubens, El Bosco e El Greco. São destaque do museu as obras: As Três Graças de Rubens e O Jardim das Delícias de El Bosco, dentre outras obras primas mundiais.
No Centro de Arte Reina Sofía o destaque fica para as obras do século XX, em especial as obras de Picasso e Miró. É lá que fica a impressionante Guernica, a mais famosa obra do século XX.
A Guernica de Picasso foi inspirada no bombardeio aéreo comandado pelos pilotos alemães contra a cidade basca de Guernica, durante a guerra civil espanhola.
Na área da Madri Antiga fica o enorme e luxuoso Palácio Real. A construção do século XVIII, hoje é utilizada para cerimônias oficiais.

Outro destaque da Madri Antiga é a Plaza Mayor. O centro da parte antiga da cidade, onde tudo acontecia. A Plaza Mayor foi palco de julgamentos da Inquisição, grandes manifestações populares, Touradas, cortejos e execuções, tudo assistido pela multidão.

Um dos destaque da Praça é a Casa de la Panadería decorada com pinturas alegóricas. Caminhando pelo centro histórico passamos por bares restaurantes e lojas, com destaque para a Puerta del Sol, uma das áreas mais animadas de Madri.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.