O centro histórico de Madri
- 433 Views
- joaquimnery
- 7 de setembro de 2022
- Espanha Europa Super Destaque
Dia 23 de abril de 2022
A “road trip” chegando ao fim
Madri foi a última parada dessa viagem que fizemos de carro pela Península Ibérica, envolvendo cidades especiais de Portugal e da Espanha. Saímos do Porto, seguimos para o norte até Santiago de Compostela, depois margeamos o Mar Cantábrico até San Sebastián. Pegamos uma rota em direção ao centro da Espanha, até Madri. Ao longo do caminho, passamos por outros lugares especiais, como: Vale do Douro, Braga, Guimarães, Bilbao, Gernika-Lumo, Pamplona, La Rioja, Salamanca, Ávila e Segóvia.
A Gran Via de Madri
Estávamos hospedados no Hotel Pestana CR7, da Gran Via, uma das avenidas mais importantes de Madri. Uma avenida larga inaugurada em 1910, com edifícios do século XX, com belas fachadas, galerias, lojas de grife, hotéis, cinemas, teatros, etc. É considerada a “Broadway” de Madri. Liga a Praça de Espanha à Calle de Alcalá, onde fica a Praça de Cibeles com a sua bela fonte em homenagem à Deusa Grega Cibele, de 1782. Uma das mais famosas praças da cidade.

A Porta do Sol
Madri é uma cidade cosmopolita com mais de 3 milhões de habitantes. Possui avenidas largas e um acervo artístico e histórico sensacional. Seguimos caminhando pela cidade até a Porta do Sol no coração da Madri Antiga. A pequena praça é o marco zero da cidade, a partir do qual, se medem todas as distâncias das rodovias da Espanha. Possui uma série de lojas e cafés. O local marca a antiga entrada leste de Madri. Uma estátua de Carlos III que reinou no final do século XVIII, fica no meio da praça.

O urso de Madri
O marco mais importante da Puerta del Sol e símbolo maior da cidade, é o urso que tenta alcançar os frutos de um medronheiro, uma árvore típica do Mediterrâneo. O urso é o símbolo de Madri.

A Praça Mayor
Seguimos andando até a Praça Mayor. A mais bela de Madri, construída no início do século XVII. Foi centro de diversas atividades na cidade. Desde touradas até execuções de prisioneiros condenados à pena de morte. Foi aí também que aconteceram os julgamentos da inquisição espanhola. No centro da praça está a estátua equestre do rei Filipe III, o idealizador da Praça Mayor. Sob as arcadas que cercam a praça ficam lojas e cafés.

O Mercado de San Miguel
Da Praça Mayor, seguimos para o Mercado de San Miguel localizado ao lado, mais uma atração de Madri. Fica na pequena Praça de San Miguel. É um mercado gastronômico com produtos de qualidade e com uma variedade incrível. Concentra uma série de barracas de comidas e bebidas.

Tapas e pinchos
Aí, o cliente pode comprar e levar para casa os produtos que quiser, mas o gostoso mesmo é incluir o mercado numa programação para tomar um chopp, ou um vinho e comer as diversas opções de tapas e pinchos que eles servem por aí e que são iguarias de excelente qualidade.

O Restaurante Botin
Fizemos algumas fotos no mercado e caminhamos um pouco mais até o Restaurante Botin, que é mais um ícone de Madri. O Botin é considerado pelo Guiness Book, como o restaurante mais antigo do Mundo, funciona ininterruptamente desde 1725. Possui até hoje um serviço e pratos de qualidade. O carro chefe é o Cochonillo, uma das especialidades dessa região da Espanha. Um pequeno leitão assado de excelente qualidade. A fama é que de tão macio, pode ser cortado com uma colher. Não conseguimos reserva no Botin. Apenas apreciamos por fora, esse ícone histórico da gastronomia espanhola.

Leia mais em:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.