Os castelos do Reno
- 3330 Views
- joaquimnery
- 20 de janeiro de 2013
- 3
- Alemanha Destaques Europa
Em nosso quinto dia de Cruzeiro no Rio Reno, fizemos uma primeira parada em Rüdesheim, uma pequena cidade nas margens do Reno. Para nós que estávamos descendo o rio, Rüdesheim fica no início da região dos castelos. A parada aí foi para conhecermos um deles, mas sobretudo para participarmos de uma degustação dos vinhos brancos alemães.

O vinho típico da região é o riesling, o mais famoso da Alemanha. Vinho branco de excelente qualidade. Os parreirais aparecem nas encostas das montanhas, nessa região, em boa parte do vale do Reno.

A degustação que fizemos foi no Castelo Vollrads que possui uma vinícola própria e que hoje é administrada pelo Estado. Os vinhos do Castelo Vollrads estão entre os melhores do mundo na variedade Riesling.

A nossa passagem por Rüdesheim foi rápida e frustou um pouco, pois não houve tempo para conhecer a cidade, o consolo é que esse não era o nosso objetivo maior. O dia estava chuvoso e o objetivo maior estava rio abaixo. Os Castelos do Reno.

A partir de Rüdesheim o Rio Reno entra num vale em garganta e desce serpenteando pelas encostas acidentadas. Em cada estação do ano a paisagem se modifica e apresenta imagens especiais. O outono talvez seja uma das mais bonitas. À medidas em que a estação se aprofunda, as árvores vão ficando mais coloridas.


Os vinhedos e o mosaico de cores possibilita boas fotos. A paisagem é incrível, pois os Castelos vão se sucedendo e ficam entremeados de vilas bucólicas com igrejinhas pontiagudas.

Cada um dos Castelos medievais tem a sua história própria. A sua implantação nas colinas, nas margens do rio, seguia uma estratégia de segurança, poder e ao mesmo tempo servia para a cobrança de pedágio dos barcos que subiam e desciam o rio transportando mercadorias entre o interior da Europa e o litoral.

O Rio Reno é um dos mais importantes da Europa. Faz a ligação entre a Suíça, onde nasce, e Amsterdã, na Holanda, onde fica a sua foz. No alto curso está integrado ao Rio Danúbio através de um complexo sistema de canais e eclusas, que permite a navegação desde o Mar do Norte até o Mar Negro.

Percorremos os primeiros 50 km na “Garganta” do Reno entre Rüdesheim e Koblenz. Não dá para piscar o olho. A paisagem é encantadora e os Castelos medievais criam um áurea mística. São dezenas deles.




Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (3)
joaquimnery
19 jun 2016São muitas as cidades charmosas que acompanham o vale do Reno. Alguns dos destaques ficam para: Riquewihr, Kaiserberg, Colmar, Estrasburgo, Kolbleinz e Colônia. Confira os posts abaixo.
https://umpouquinhodecadalugar.com/2012/12/31/embarcamos-no-cruzeiro-fluvial-do-s-s-antoinette/
https://umpouquinhodecadalugar.com/2013/01/04/estrasburgo-uma-cidade-dividida-entre-franca-e-alemanha/
https://umpouquinhodecadalugar.com/2013/01/13/a-catedral-de-speyer-e-a-saga-dos-judeus/
https://umpouquinhodecadalugar.com/2013/02/16/koblenz-a-esquina-alema/
Um abraço,
Joaquim Nery
Sandra Mazzafera
16 jun 2016Joaquim, bom dia! irei fazer a rota dos Castelo do Reno e gostaria de saber quais cidades e castelos visitar? Qual cidade na rota é melhor fazer de base? Frankfurt só no dia da chegada pois prefiro cidades pequenas. Obrigada
Eveline
28 jan 2015Muito interessante a sua página. Vivo na Alemanha e adoro conhecer lugares novos, assim como amo visitar os maravilhosos Castelos. Parabéns