O centro histórico de Munique
- 4328 Views
- joaquimnery
- 18 de novembro de 2012
- 6
- Alemanha Destaques Europa
Munique teve um forte crescimento na Idade Média (século XII), quando recebeu oficialmente o título de cidade. A origem do seu nome vem da palavra alemã Mönche, que significa monges, numa alusão à construção de uma abadia para monges que deu origem á cidade.

Entramos no Centro Histórico de Munique pela Karlsplatz. A Praça de Carlos possui uma bela fonte no meio e a praça sempre cercada de muita gente. O que a separa do Centro Histórico é o Portão de Carlos (Karltor), parte da antiga muralha da fortaleza medieval que envolvia a cidade. O nome Portão de Carlos homenageia o Príncipe Eleitor Carlos Teodoro.

Passando pelo Portão de Carlos, encontramos numa larga rua para pedestres, a Neuhauser Strasse, com casarões antigos muito bem conservados e integrados à vida da cidade. Aí fica o prédio da Augustinerbräu, a cervejaria mais antiga da cidade, fundada em 1328 por monges agostinianos. Talvez tenha vindo daí a relação histórica de Munique e da Bavária coma cerveja.

Por todo o caminho, as torres da Frauenkirche, com suas cúpulas verdes em forma de cebola podem ser avistadas. A igreja construída em 1488, foi parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial, porém já reerguida. Hoje está sendo restaurada e por isso as fotos ficam prejudicadas. A igreja pode abrigar até 20.000 fiéis. A sua nave principal possui 100m de extensão por 40m de largura.

No final da Kaufingerstrasse fica a Marienplatz (Praça de Maria), a principal praça do Centro Histórico de Munique. A praça é dominada pelo belíssimo edifício da Neues Rathaus (prefeitura nova), com uma fachada imponente exibindo imagens da história e das lendas da Baviera. O edifício foi erguido em estilo neogótico, na segunda metade do século XIX.

A fachada da Neues Rathaus exibe estátuas de duques, reis e príncipes eleitores da Baviera, além de santos e figuras míticas. No centro do prédio fica a Torre do Relógio, com 80m de altura. Todos os dias às 11h e às 17h saem de dentro do relógio, uma procissão de cavaleiros e bonecos representando o povo dançando para comemorar o fim da peste do século XVI.

O prédio da Altes Rathaus (prefeitura velha), fecha a praça. O prédio originalmente construído em 1470, foi recuperado e modificado várias vezes, assumindo o atual aspecto no século XIX. Hoje o prédio abriga um museu de brinquedos.

No centro da Marienplatz aparece uma coluna com a imagem dourada de Santa Maria, que simboliza o local.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (6)
Marco dusso
18 abr 2018Bastou os comentários deste site para caminhar e conhecer!!! Dispensa guia! Muito bom!
Marcia Machado
15 nov 2016Linda cidade eu tive o privilégio de conhecer é inesquecível sem palavras…
Joana Santana de Almeida End. R. Barra da Forquilha, 521 Jaraguá, São Paulo
24 jul 2016Linda Munique! Amei.
Joana Santana de Almeida End. R. Barra da Forquilha, 521 Jaraguá, São Paulo
24 jul 2016Linda Munique! Quando a visitei (apesar da chuva) conheci a parte histórica juntamente com sua servejaria famosa, super lotada! Ainda assim conseguimos jantar e tomar uma boa serveja!
Waly
24 jan 2016Amo Munich, Sempre que posso volto à cidade para visitar alguns de meus museus favoritos, andar pelas ruas, tomar café vendo o movimento, com aquela sensação de estar em casa, pelo menos de coração. A última vez que estive lá foi em agosto de 2015. Mas, Munich mudou demais nestes últimos 38 anos, desde a primeira vez que visitei a cidade.
Anônimo
21 jun 2015Muito bom