Oktoberfest, a festa da cerveja de Munique
- 4709 Views
- joaquimnery
- 19 de novembro de 2012
- Alemanha Destaques Europa
Não fomos a Munique em busca do Oktoberfest, aliás, achávamos que a festa acontecia no mês de outubro, porém foi uma surpresa quando chegamos à cidade e soubemos que na realidade a Oktoberfest se dá na segunda quinzena de setembro e na primeira quinzena de outubro, portanto estávamos no meio da festa.

A Festa de Outubro (Oktoberfest), na realidade começa no primeiro sábado depois do dia 15 de setembro e termina no primeiro domingo de outubro, contanto que o domingo não aconteça antes do dia 03/10 (data da reunificação da Alemanha).

A origem da festa está relacionada com o casamento do Príncipe Herdeiro da Baviera, que mais tarde foi coroado Rei Ludwig I, com a princesa Therese Von Sachsen-Hildburghausen, em 12 de outubro de 1810. As festividades do casamento duraram dias e a principal atração foi uma corrida de cavalos, no local onde hoje acontece a festa. O parque se chama hoje Theresienwiese (Gramado de Teresa).

A festa se repetiu nos anos seguintes para comemorar o aniversário de casamentos dos reis. A introdução de barracas com alimentos e bebidas, entretenimento, carrosséis, balanços, jogos e brinquedos e muita cerveja foi consolidando o evento.

A tradição das grandes tendas de cerveja foi implantada em 1896, substituindo as barraquinhas que existiam até então.

Hoje a Oktoberfest é considerada a maior festa popular do mundo, pois acontece ao longo de mais de 15 dias e chega a receber cerca de seis milhões de visitantes do mundo inteiro. Os cidadãos de Munique participam ativamente, os Bávaros participam, os alemães participam, mas vai gente do mundo inteiro para se esbaldar na cerveja.

A festa é cheia de vida, bastante colorida. As pessoas se vestem a caráter. Se você não é bávaro, não se preocupe, a cidade está cheia de roupas típicas para vender ou alugar. O importante é entrar no clima.

Dentro dos barracões das cervejarias, uma multidão se reúne para beber, dançar e cantar as músicas típicas da Alemanha, a sensação é que não cabe mais ninguém. Quando anoitece o clima fica mais preocupante, pois é grande a quantidade de pessoas embriagadas, apesar de toda a sensação de segurança que a festa aparenta ter.

Do lado de fora dos barracões, um grande e completo Parque de Diversões é instalado e durante o dia, as famílias se divertem. Crianças, jovens e adultos misturados pelo parque, onde aparece também comidas típicas e artesanato da região.

A festa começa no centro da cidade, onde existe um desfile, com cavaleiros vestidos como soldados do rei Ludwig I. O cortejo acompanhado de carroças enfeitadas segue até o Parque Theresienwiese chamando o povo para a festa. No Parque o prefeito, às 12h abre o primeiro barril de cerveja, dando inicio às festividades.

Impossível ir ao Oktoberfest e ficar imune às canecas das deliciosas cervejas alemãs, mas não se esqueça: Se beber, não dirija.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.