Atravessando o Fiorde dos Sonhos
- 2344 Views
- joaquimnery
- 25 de setembro de 2020
- 1
- Europa Noruega Super Destaque
27 de junho de 1996
O Fiorde dos Sonhos
Estávamos no interior da Noruega, nas margens do Sogn Fiorde. Saímos do hotel para um dos dias mais esperados da viagem, através do Fiorde dos Sonhos, o rei dos fiordes noruegueses. Pegamos uma estrada nas margens do Sogn e tomamos um primeiro ferry para cruzar um pequeno trecho do fiorde, de apenas 15 minutos.

As estradas da Noruega são cheias de curvas, sobretudo nas áreas das montanhas. Curvas estreitas e de 360º tornam as estradas perigosas e exige dos motoristas uma intensa atenção. Muitas vezes os carros precisam parar para que os outros passem. A paisagem compensa tudo, existem vários mirantes no caminho. É maravilhoso. Depois percorremos mais um trecho de estrada e chegamos ao segundo ferry. Foram duas horas de cruzeiro, num barco luxuoso, pelos trechos mais estreitos do Sogn.

As montanhas sobem nas margens do Sogne de forma espetacular. São inúmeras cachoeiras formadas pelas águas do degelo do alto das montanhas, que caem sobre as águas do fiorde. Valeu muito a pena o esforço para conhecer um dos maiores espetáculos da natureza.

Um dos maiores encantamentos da Noruega é o litoral totalmente recortado pelos fiordes. Os fiordes foram formados pelo degelo da última era glacial, há cerca de 12 mil anos. À medida que o gelo derretia, o seu peso e o movimento, escavava enormes vales de erosão que eram preenchidos pela água do mar. Esses vales profundos e que penetram muito no continente, são os fiordes.

Essa geografia ímpar teve influência decisiva na cultura e na formação da sociedade da Noruega. A escassez de terras cultiváveis e a forte presença do mar e de portos abrigados, deu ao povo norueguês, uma forte dependência dos seus recursos naturais.

O Fiorde dos Sonhos é o maior e mais profundo fiorde da Noruega. O segundo maior do mundo, apenas ultrapassado pelo Scoresby Sund da Groelândia. Possui cerca de 204 km de extensão. Alcança uma profundidade de 1308 metros abaixo do nível do mar. As maiores profundidades encontram-se na parte mais interna do fiorde, entre Flam e Gudvangen.

Perto do local onde o Fiorde se encontra com o Oceano, a profundidade diminui para cerca de 100 metros abaixo do nível do mar. A largura média do Fiorde dos Sonhos é de cerca de 5 km. No trecho mais estreito, perto de Gudvangen, chega a 250 metros. As falésias que margeiam o fiorde alcançam uma altitude superior a 1000 metros. O Fiorde dos Sonhos possui vários braços. Vários povoados se encontram nas suas margens e são comunidades ligadas por barcos.

O Vale de Voss
Saímos do Sogne, subimos outra estrada bastante íngreme e continuamos viagem até acidade de Voss, onde paramos para almoço. Voss é uma pequena cidade localizada no coração dos fiordes da Noruega. É um destino turístico importante, sobretudo de inverno. Nas outras estações do ano serve de apoio aos viajantes que cruzam a região dos fiordes. O vale está cercado por rios, vales, montanhas, fiordes e lagos.

Toda a região possui uma geografia especial e as belezas naturais estão por todas as partes. No inverno, o Vale de Voss se transforma num dos mais importantes centros de esqui da Noruega. No verão os lagos e rios atraem os apaixonados por pescarias, caminhadas e outras atividades ao ar livre.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Miguel A. Gonçalves
28 set 2020Estou a gostar muito de estar a descobrir melhor a Noruega nestes seus artigos mais recentes! Fico cada vez mais com uma vontade crescente de regressar 🙂