COMEÇANDO A VISITAR VIENA PELA CATEDRAL DE SANTO ESTEVÃO
- 3013 Views
- joaquimnery
- 22 de maio de 2017
- Áustria
01 de maio de 2017
Viena é hoje, uma cidade com aproximadamente 1,6 milhões de habitantes, é a maior da Áustria. Fica localizada nas margens do Rio Danúbio. Historicamente foi, durante séculos, a capital do Império Áustro-húgaro. A cidade e o país possuem excelente qualidade de vida. Hoje atrai mais de 12 milhões de turistas por ano.

Viena é compacta e o centro histórico pode ser conhecido a pé. Tudo gira ao redor do Palácio Hofburg, que foi sede imperial dos Habsburgo.

A grande reforma urbana de Viena foi realizada pelo Imperador Francisco José, em meados do século XIX, quando foram destruídas as muralhas que cercavam a cidade e no local foi implantada uma larga avenida , a Ringstrasse, que circunda todo o centro histórico.

Como o nosso hotel, o K+K Palais, ficava numa posição muito central, seguimos andando para a Stephansdom, que é o coração da cidade. Ponto mais central e onde fica a magnífica Catedral de Santo Estevão, o edifício mais alto do centro histórico de Viena.

No caminho para a Catedral de Santo Estevão, paramos na mais antiga praça de Viena, a Hoher Market, onde aparecem vestígios arqueológicos da antiga cidade romana de Vindobona, que deu origem a Viena. Aí fica o relógio Ankeruhr, uma das atrações da praça.

No centro da mesma praça aparece a Fonte de Betrothed, que representa o casamento da Virgem Maria e São José. O monumento é do século XVIII.

Chegamos à Stephansdom, A Catedral de Santo Estevão e entramos na igreja que é o coração de Viena. A primeira igreja foi implantada aí no século XII. Esse projeto atual é dos séculos XIV a XVI. Possui predominância de etilo gótico, com torres altas e um telhado colorido de azulejos vitrificados. A torre sul, a mais alta, chega a 136 metros de altura.

O interior da igreja é espetacular. Possui uma série de imagens de santos adornando as colunas. O destaque maior fica para o púlpito gótico, bastante trabalhado e para o altar-mor.

A Stephenplatz foi bastante castigada durante a Segunda Guerra Mundial. Na sua reconstrução do pós-guerra surgiu espaço para estilos arquitetônicos diversos. Um dos mais polêmicos é a Haas House, o edifício de vidro da praça, da década de 90 e que contrasta com os prédios históricos dos arredores. A fachada de vidro reflete o perfil da Catedral.

Seguimos andando pela Rua Graben, a principal e mais elegante rua de pedestres da cidade. Cercada de cafés, lojas de grifes, restaurantes, galerias de arte, etc.

No centro da Graben destaca-se a imensa Coluna da Praga, do século XVIII, mandada erguer pela Imperatriz Maria Teresa para marcar e agradecer o fim da epidemia de praga que a cidade viveu no século XVII. O monumento é uma representação da Santíssima Trindade.

Também perto da Graben aparece a Igreja de São Pedro, do século XVIII, construída em estilo barroco. Logo na sequência vai aparecer a Kohlmarkt, a rua de compras mais luxuosa da cidade, quase como uma continuação da Graben.

- Áustria
- Catedral de Santo Estevão
- Coluna da Praga
- Fonte de Betrothed
- Francisco José
- Graben
- Haas House
- Habsburgo
- Hoher Market
- Hotel K+K Palais
- Igreja de São Pedro
- Império Áustro-Húngaro
- Imperador Francisco José
- Imperatriz Maria Teresa
- Kohlmarkt
- Palácio Hofburg
- Relógio Ankeruhr
- Ringstrasse
- Rio Danúbio
- Rua Graben
- Santíssima Trindade
- Stephansdom
- Stephenplatz
- Viena
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.