Um Pouquinho de Cada Lugar – O Livro – Europa
- 1150 Views
- joaquimnery
- 26 de dezembro de 2015
- 1
- Alemanha Áustria Espanha França Grécia Inglaterra Itália Turquia
Destacar Um Pouquinho de Cada Lugar da Europa é uma tarefa árdua. O continente é recortado, subdividido. Cada canto possui uma cultura própria e uma história densa, que merece ser registrada.
Preferi dar ênfase aos aspectos culturais, pois é isso que os viajantes costumam procurar por aí, em função da sua história milenar.

Castelos e palácios emolduram uma paisagem diversificada com vales verdejantes entre montanhas.

Destaco o colorido de Gaudi, que deixou marcas urbanas únicas em Barcelona, alguns detalhes da, nem sempre cinzenta, Londres. As cores estão por lá. É só procurar com um olhar de desejo. Em Notting Hill, aparece uma Londres diferente: alegre, com um “quê” de bairro latino, e o show fica por conta dos artistas de rua.

Busquei a sobriedade reflexiva no Monumento aos Judeus, em Berlim. Os encantos paisagísticos estão representados pela Rota Romântica da Alemanha e pela bela região do Tirol, na Áustria.

Os palácios, castelos e burgos medievais do interior da Alemanha, misturados com as paisagens de outono, quando as folhas das árvores começam a assumir tons que variam do amarelo ao vermelho, foram para mim uma grande surpresa.

Tentei tirar de Paris algumas imagens inusitadas, detalhes, tons e cores que explicam o caráter romântico da cidade.

Na França, um dos momentos de maior emoção foi o encontro com o Le Mont Saint Michel, na Normandia. Um dos pontos imperdíveis que estava registrado na minha memória de professor, como uma paisagem a ser visitada.

Os Jardins de Monet em Giverny e os Castelos do Vale do Loire completam as imagens desse país, que é uma síntese da Europa.

A Itália, plural, colorida e alegre, está representada pelos monumentos de Roma, pelos palácios de Veneza, pelas cores da Sicília, pelo azul do mar da Púglia e o charme da Costa Amalfitana e da Cinque Terre.

As Ilhas Gregas aparecem representadas pelos mirantes fotogênicos de Santorini. E, na Turquia, a paisagem lunar da Capadócia faz a transição entre a Europa e a Ásia.

- Berlim
- Capadócia
- Castelo Chaumont
- Cinque Terre
- Costa Amalfitana
- Espanha
- Europa
- França
- Gaudi
- Giverny
- Grécia
- Ilhas Gregas
- Inglaterra
- Itália
- Jardins de Monet
- Joaquim Nery
- Le Mont Saint Michel
- Londres
- Memorial do Holocausto
- Monte Saint-Michel
- Normandia
- Notting Hill
- Paris
- Positano
- Roma
- Rota Romântica
- Santorini
- Tirol
- Um Pouquinho de Cada Lugar
- Vale do Loire
- Veneza
- Vitória de Samotrácia
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
mariel
26 dez 2015Sensacional, cada cantinho, cada história, cada registro.