Ávila, a cidade murada
- 1423 Views
- joaquimnery
- 3 de setembro de 2022
- Espanha Europa Super Destaque
Dia 21 de abril de 2022
De Salamanca para Ávila
Estávamos viajando pelo interior da Espanha, na província de Salamanca. Saímos pela manhã em direção a Ávila. São 110 km que fizemos em 1,5 horas, pelas excelentes estradas desta região do país. A paisagem estava ainda mais bela, pois o frio intenso do início da primavera fez nevar a noite inteira e os campos estavam cobertos de neve.

Chegando em Ávila
Ávila assim como Salamanca ficam na região de Castela e Leão, a maior e uma das mais importantes do interior da Espanha, a noroeste do país, a 110 km de Madri. No centro da Meseta Espanhola, o planalto da região central. Coberta por áreas dedicadas à agricultura e recheada de castelos medievais. A chegada a Ávila, para quem vem de Salamanca, já é encantadora, pois é “obrigatório” parar no Mirante Los Cuatro Postes, de onde se tem a mais bela vista das muralhas da cidade.

O Mirante Los Cuatro Postes
O Mirante Los Cuatro Postes fica no alto de um monte rochoso, ao lado do Rio Adaja, que banha a cidade. É um monumento religioso do século XVI, datado de 1566, formado por quatro colunas dóricas e uma cruz de granito no centro da estrutura.

O Hotel Palácio de Los Veladas
Entramos na cidade murada e fomos direto para o excelente Hotel Palácio de Los Veladas, dentro da cidade murada. O hotel possui o charme de um palacete medieval. O acesso é muito fácil, pois fica bem perto do principal portão de entrada da cidade.

Ávila de Los Caballeros
Este é o nome da cidade que está a mais de mil metros de altitude, é a capital de província mais alta da Espanha, possui um clima mais ameno no verão. No inverno, as temperaturas caem muito, nevando bastante em alguns momentos. Os campos e as muralhas ficam ainda mais bonitos.

A grande muralha medieval
A cidade antiga de Ávila é totalmente cercada por uma grande muralha medieval, a mais bem preservada da Europa. As muralhas de Ávila foram construídas no século XI, possuem mais de 2 quilômetros de extensão. Na estratégia de proteção da cidade, possuíam 88 torreões. Fica no alto de uma elevação, o que aumentava ainda mais a sua segurança e a cidade se tornava praticamente impenetráveis.

O centro histórico
O centro da cidade é circundado pela grande muralha medieval, com mais de 2 quilômetros de extensão. A muralha de Ávila é muito bem preservada e pode ser visitada. É possível caminhar sobre a estrutura e lá do alto, aproveitar belas vistas da cidade histórica. Possui nove portões de entrada. O mais impressionante deles é a gigantesca Puerta de San Vicente.

Santa Teresa de Jesus
A cidade de Ávila possui uma identidade muito forte com Santa Teresa de Jesus, que nasceu aí e foi uma das mais importantes ativistas da igreja católica na Espanha do século XVI. Fundou o seu primeiro convento em 1562 e viajou pela Espanha o resto da vida, fundando mais conventos para a sua ordem religiosa, as Carmelitas Descalças.

Tapas e pinchos
Seguimos andando pela cidade antiga de Ávila e entramos numa das dezenas de bodegas concorridas que existem por aí. Esse é um costume dos cidadãos de Ávila e da Espanha. Provamos algumas tapas e pinchos, as famosas e deliciosas entradinhas espanholas e tomamos as primeiras taças de vinho do dia.

A Catedral de Ávila
Outro destaque da cidade fica para a magnífica Catedral, com uma aparência externa fortificada. Parte da Catedral está integrada à muralha medieval que protege o centro histórico. O interior é singular. Construído com uma pedra manchada de branco e vermelho. Possui uma mistura de estilos românico e gótico.

Os andores da Semana Santa
Estávamos na Semana Santa e a Espanha é um país católico fervoroso. As procissões religiosas nesse período do ano são comuns na maioria das cidades e possibilitam boas fotografias. O interior da Catedral estava com os belos e coloridos andores utilizados nas procissões comemorativas.

O Restaurante Larepera
À noite nos encontramos com os amigos baianos, Luli e Maurício Castro, que vivem em Ávila há alguns anos e são anfitriões apaixonados pela cidade. Luli e Maurício nos levaram para o excelente Restaurante Larepera dos chefs Marius e Ruxandra Mihai, onde aproveitamos um maravilhoso menu degustação. Foi um dos melhores restaurantes da viagem.

Leia mais em:
- A grande muralha
- A muralha de Ávila
- As muralhas de Ávila
- Ávila
- Ávila de Los Caballeros
- Carmelitas Descalças
- Castela e Leão
- Catedral de Ávila
- Espanha
- Hotel Palácio de Los Veladas
- Los Cuatro Postes
- Meseta Espanhola
- Mirante Los Cuatro Postes
- Palácio de Los Veladas
- Pinchos
- Puerta de San Vicente
- Restaurante Larepera
- Rio Adaja
- Salamanca
- Santa Teresa de Jesus
- Semana Santa
- Tapas
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.