A cidade histórica de Segóvia
- 700 Views
- joaquimnery
- 4 de setembro de 2022
- Espanha Europa Super Destaque
Dia 22 de abril de 2022
Parada em Segóvia no caminho para Madri
A última etapa da “road trip” que fizemos pela Península Ibérica foi o trecho entre Ávila e Madri. Programamos uma parada em Segóvia, distante 66 km de Ávila. Com essa parada, o percurso ficou um pouco mais longo, pois de Segóvia para Madri, tivemos mais 92 km. Se fossemos direto de Ávila para Madri, seriam 109 km. Segóvia é uma cidade histórica dos arredores de Madri, na região de Castela e Leão, no centro da Espanha, assim como Ávila e Salamanca, de onde tínhamos vindo.

Segóvia
Segóvia possui uma localização estratégica. Fica no alto de um pico rochoso, cercado pelos rios Eresma e Clamores. Possui um conjunto arquitetônico espetacular, que inclui muralhas medievais, belas igrejas, um antigo palácio real e uma Catedral gótica exuberante.

A Plaza del Azouguejo
Chegamos em Segóvia e seguimos direto para a Plaza del Azouguejo, no coração da cidade, onde fica o Aqueduto de Segóvia, a maior atração turística da cidade e um dos monumentos romanos mais fantásticos existentes no mundo. Uma construção do século 1o d.c. feita pelos romanos, para transportar água do Rio Acebeda, nas montanhas, até a cidade. Desempenhou esse papel até o final do século XIX. A água do rio fluía para a Segóvia, filtrada por uma série de tanques ao longo do percurso.

O Aqueduto de Segóvia
O Aqueduto foi usado até o século XIX. Os 167 arcos da sua estrutura chegam a atingir 29 metros de altura, na Plaza del Azouguejo e o conjunto chega a 814 metros de extensão. Os arcos foram construídos em granito, com blocos encaixados, sem uso de argamassa ou cimento. É um dos maiores aquedutos romanos e mais bem preservados que existe no mundo.

A Catedral de Santa Maria de Segóvia
Atravessamos a praça onde fica o Aqueduto de Segóvia e seguimos pelas ruas e ladeiras estreitas da cidade. O frio era intenso, naquela primavera atípica no centro da Península Ibérica. Passamos pela magnífica Catedral de Santa Maria de Segóvia. Erguida entre os séculos XVI e XVIII. A última grande catedral gótica da Espanha, conhecida como a “Dama das Catedrais”, por conta das suas dimensões e elegância. Possui três cúpulas altas, belas janelas, com vitrais excepcionais. As abóbadas do seu interior chegam a atingir 33 metros de altura. A torre principal chega a 90 metros.

O Real Alcázar de Segóvia
Continuamos até o Real Alcázar de Segóvia, localizado no alto do morro onde fica a cidade. Um penhasco rochoso na confluência dos rios Eresma e Clamores. O Alcázar é um palácio real fortificado, cercado por grandes fossos. É um dos mais belos castelos-palácios da Espanha. As torres medievais complementam o charme da construção.

A construção original data de 1.122. Hoje funciona como museu, com peças e ornamentos medievais, armaduras de cavaleiros, belos salões decorados, etc. No alto das suas torres existe uma vista maravilhosa da cidade de Segóvia.

De Segóvia para Madri
Depois de visitar o Real Alcázar, voltamos caminhando até a Plaza del Azouguejo, onde tínhamos deixado os carros e seguimos para Madri. No caminho havia muita neve na beira da estrada, em função da nevasca que houve na noite anterior, no centro da Espanha. Chegamos a Madri e fomos direto para o Hotel Pestana CR7 da Gran Via, localizado no centro e na mais movimentada e charmosa avenida da cidade. Estava chovendo muito e passamos por um “perrengue” para deixar as malas no hotel e seguir até a locadora Europcar, na Estação Ferroviária Atocha, para devolver o carro.

O Hotel Pestana CR7 da Gran Via
A rede de hotéis Pestana CR7 é uma parceria entre a rede portuguesa Pestana e Cristiano Ronaldo. Os hotéis são geralmente implantados em edifícios antigos, que foram totalmente reformados para uma hotelaria moderna e descolada. Possui apartamentos aconchegantes, bares e restaurantes com temas esportivos. O rooftop bar possui uma vista espetacular do centro de Madri. Decidimos jantar no restaurante italiano do Hotel Pestana CR7 e foi uma excelente opção.

Leia mais em:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.