A Catedral de Glasgow e o Riverside Museum
- 2088 Views
- joaquimnery
- 15 de outubro de 2018
- 2
- Destaques Escócia Europa Reino Unido
07 de setembro de 2018
Era o nosso segundo dia em Glasgow. Como não havíamos programado nada antes, decidimos pegar um Sigthsieng Tour, Hop on Hop Off, aqueles ônibus de turismo que circulam pela cidade e nos quais nós podemos parar em qualquer ponto e retomar o circuito depois. É uma forma interessante de ter uma visão panorâmica da cidade e depois escolher os locais que queremos ver mais detalhadamente.

Fizemos uma primeira parada na Catedral de Glasgow, na região do East End. A igreja mais importante da cidade é um excelente exemplo do século XII e uma das poucas a escapar da destruição durante a Reforma Escocesa, pois aderiu ao credo protestante e passou ilesa.

A igreja foi erguida a partir de uma capela construída por São Mungo, o santo patrono da cidade, que viveu no século VI. Diz a lenda que Mungo colocou o corpo de um homem santo chamado Fergus, em uma carroça puxada por dois touros selvagens e os orientou a levar o corpo até um local sagrado, escolhido por Deus, onde uma capela deveria ser construída. No “adorável local verde” onde a carroça parou, a igreja foi erguida.

A Catedral possui dois níveis, em função do terreno desigual onde ela foi construída. Na parte baixa existe a cripta, com o túmulo de São Mungo.

Na parte de trás da Catedral fica a Glasgow Necropolis, um cemitério no alto de uma colina com mais de 60 metros de altura. A Necrópole possui milhares de túmulos e monumentos erguidos pelas famílias ricas da cidade. A vista lá de cima é uma das melhores de Glasgow.

Depois de visitar a Catedral e a Necrópolis, voltamos ao Hop on Hop off e seguimos adiante. A segunda parada que fizemos foi no Riverside Museum, um dos mais visitados da cidade. O Museu foi projetado pela arquiteta iraniana Zaha Hadid, um dos ícones mundiais na arquitetura moderna. A fachada do museu e sua distribuição arquitetônica interna com um incrível aproveitamento do espaço são marcos de Zaha Hadid.

O Museu Riverside é dedicado sobretudo à evolução dos sistemas de transportes no Reino Unido e no mundo. Carros, bicicletas, vagões de trens dos séculos XIX e XX, transporte ferroviário e uma incrível coleção de réplicas de navios famosos que foram construídos nos estaleiros de Glasgow, estão em exposição no museu.


Depois de visitar o Museu Riverside, voltamos ao passeio panorâmico pela cidade, retornamos à George Square e seguimos caminhando pelo centro da cidade. Voltamos à Buchanan Street e paramos para jantar num restaurante da cadeia americana Fridays.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
20 out 2018Vale muito a pena. Viagem maravilhosa. Acompanhe os próximos posts e se anime. Um abraço.
Miguel A. Gonçalves
16 out 2018Ando curioso com a Escócia. Quem sabe num futuro próximo 🙂